Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

'Uma luz na escuridão', a história de uma jovem que escondeu judeus

Stefania Podgórska arriscou a vida quando, aos 16 anos, escondeu 13 judeus no sótão da sua casa, durante a Segunda Guerra Mundial.

'Uma luz na escuridão', a história de uma jovem que escondeu judeus
Notícias ao Minuto

11:10 - 23/07/20 por Filipa Matias Pereira

Cultura Segunda Guerra Mundial

'Uma luz na escuridão' é o mais recente livro de Sharon Cameron e conta uma história verídica de "coragem e heroísmo". A polaca Stefania Podgórska era uma jovem católica de 16 anos quando arriscou a vida ao esconder 13 judeus no sótão da sua casa, durante a Segunda Guerra Mundial.

Chegou no dia 7 de julho às livrarias o livro documentado com fotografias, entrevistas e memórias nunca antes publicadas de Stefania Podgórska. A polaca morreu a 29 de setembro de 2018, antes de a obra estar concluída. 

Este livro, que é já um best-seller do The New York Times, narra a história que remonta a 1943, quando Stefania, a cuidar sozinha da irmã de seis anos, decidiu ajudar 13 judeus. "Só lhes resta esperar, todos os dias, pelo bater à porta que significará a sua sentença de morte. Quando por fim batem, são dois oficiais nazis, que requisitam a casa de Stefania para o exército alemão", detalha o comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto.

Ora, "com dois nariz no rés do chão, treze judeus no sótão e a irmã a seu lado, Stefania tem mais uma escolha difícil a fazer", lê-se ainda.

O relato de "esperança, coragem, humanidade e amizade entre as duas irmãs - que desenvolvem laços de amizade e amor fraternal pelos judeus que escondem-" tem custo recomendado de 18,50 euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório