Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Jornal "Correio Beirão" regressa às bancas

O jornal "Correio Beirão", de Moimenta da Beira, regressa às bancas no dia 10, com uma periodicidade quinzenal, depois de ter encerrado em 1995 devido a problemas financeiros.

Jornal "Correio Beirão" regressa às bancas
Notícias ao Minuto

18:32 - 03/01/14 por Lusa

Cultura Moimenta da Beira

A diretora do "Correio Beirão", Teresa Adão, disse à agência Lusa que o jornal terá "oito a dez profissionais, entre os quais dois jornalistas", e colaboradores.

Teresa Adão recordou que o jornal, fundado em fevereiro de 1956 e que teve como primeiro diretor Amadeu Baptista Ferro, era considerado uma referência nas Beiras.

Para a diretora, este "não será nunca um produto acabado de nascer, mas antes um regresso, necessário numa altura em que a região se confronta com graves problemas e precisa, desesperadamente, de encontrar um caminho, se não quiser ficar agrilhoada a uma cada vez mais sentida desertificação".

O que Teresa Adão promete é um jornal "sem queixumes, dinâmico e atento ao que se passa nos concelhos das Terras do Demo e Douro Sul, sem nunca esquecer Viseu enquanto cidade charneira de uma região que se afirma naquilo que é e não no que foi".

Numa primeira fase, o "Correio Beirão" será quinzenal, mas a responsável não descartou a possibilidade de, futuramente, passar a semanal.

Segundo Teresa Adão, o jornal "não se vai deixar influenciar pelo poder político e económico".

"A liberdade de expressão nunca está ganha e devemos ter isso bem presente a cada novo jornal, porque o mais difícil já está feito, que foi pô-lo de pé", considerou.

A sua intenção é que seja praticado "um jornalismo cívico, de causas e que assumirá a sua responsabilidade de olhar para uma região que tem problemas, interesses e aspirações".

O "Correio Beirão" terá edição em papel, mas "não deixará de ter expressão num 'site' e em todas as plataformas digitais, procurando, no futuro, chegar ao público através das aplicações móveis", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório