Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Alexandra Lucas Coelho vence Grande Prémio de Literatura de Viagens

O livro 'Cinco Voltas na Bahia e Um Beijo para Caetano Veloso', de Alexandra Lucas Coelho, foi distinguido com o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores (APE).

Alexandra Lucas Coelho vence Grande Prémio de Literatura de Viagens
Notícias ao Minuto

15:09 - 16/07/20 por Lusa

Cultura Literatura

"A obra preenche plenamente os objetivos do concurso, revelando originalidade literária pela conjugação de viagens diversas, geográficas históricas e interculturais. Evidencia ainda uma aproximação cultural e linguística entre o Portugal e o Brasil contemporâneos, ressalvando a complementaridade e as diferenças", justificou o júri que foi coordenado pelo presidente da APE, José Manuel Mendes.

A obra de Alexandra Lucas Coelho foi escolhida por unanimidade.

Do júri fizeram também parte o presidente do Grande Conselho do Conselho Nacional de Cultural, Guilherme d'Oliveira Martins, o professor da Universidade do Porto Fernando Batista e a professora da Universidade do Minho Isabel Cristina Mateus.

Com 'Cinco Voltas na Bahia e Um Beijo para Caetano Veloso', Alexandra Lucas Coelho pretendeu responder a um desafio do músico Caetano Veloso: dedicar um livro inteiro à Bahia, o Estado, a cidade de Salvador e a terra onde o músico brasileiro nasceu, Santo Amaro da Purificação, como explicou a autora.

Este livro encerra uma trilogia luso-brasileira de Alexandra Lucas Coelho sobre o Brasil, composta também por 'Vai, Brasil' (2013) e 'Deus-Dará' (2016).

Esta é 3.ª edição do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, instituído pela APE com o patrocínio da Câmara Municipal de Braga e "a cerimónia de entrega do prémio será anunciada oportunamente".

Em 2018, o vencedor deste prémio foi Afonso Cruz com a obra 'Jalan, Jalan', e em 2017, Paulo Moura com 'Extremo Ocidental - Uma Viagem de Moto Pela Costa Ocidental Portuguesa, de Caminha a Monte Gordo'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório