Meteorologia

  • 09 AGOSTO 2020
Tempo
27º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

BD 'Balada para Sophie' garante edição internacional

A novela gráfica 'Balada para Sophie', que os autores Filipe Melo e Juan Cavia editam em setembro, terá edição internacional também nos Estados Unidos, em França e na Polónia, foi hoje anunciado.

BD 'Balada para Sophie' garante edição internacional
Notícias ao Minuto

23:36 - 10/07/20 por Lusa

Cultura Novela Gráfica

'Balada para Sophie' é "uma história muito pessoal" e demorou cinco anos a ser concretizada com o desenhador argentino Juan Cavia, como contou o músico e argumentista Filipe Melo à agência Lusa.

A editar em setembro pela Tinta-da-China, "Balada para Sophie" terá edição também em França, pela Editions Paquet, na Polónia pela Mucha - nas quais Filipe Melo já tem obra publicada - e ainda nos Estados Unidos, em 2021, na Top Shelf Productions, juntando-se a um catálogo que inclui, entre outros, Alan Moore, Frederik Peeters e Craig Thompson.

Com mais de 300 páginas, a novela gráfica tem como ponto de partida a história de dois pianistas franceses que nos anos 1930 competem num concurso de jovens talentos.

"É uma história de contrastes entre dois perfis" e cuja narrativa se desenrola ao longo de vários anos, inspirada na tradição do realismo mágico, da literatura sul-americana, e do cinema italiano. Na construção das personagens centrais, Filipe Melo cita ainda, entre outros, Glenn Gould, Keith Jarrett, Richard Clayderman e Liberace.

À semelhança das anteriores colaborações criativas dos dois autores, "Balada para Sophie" foi construído à distância, entre Portugal e a Argentina, com Filipe Melo e Juan Cavia a plasmarem desta vez na banda desenhada a admiração de ambos pela música e, em particular, pelo piano.

Antes de "Balada para Sophie", Filipe Melo e Juan Cavia fizeram os livros de BD "Comer Beber", "Os vampiros" e a série "As aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy", todos com edição internacional.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório