Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Município da Guarda promove animação de verão ao ar livre

O município da Guarda vai promover um programa de animação de verão, de sexta-feira até ao dia 04 de outubro, que inclui atividades itinerantes e ao ar livre, em diversos locais da cidade, foi hoje anunciado.

Município da Guarda promove animação de verão ao ar livre
Notícias ao Minuto

10:34 - 08/07/20 por Lusa

Cultura Covid-19

A iniciativa "Isto (não) é um festival!" integra um programa de animação urbana multidisciplinar e terá o espaço público como palco principal, assim como varandas e jardins, seguindo as recomendações de segurança exigidas pela Direção-Geral da Saúde devido à pandemia causada pela covid-19.

Segundo a Câmara Municipal da Guarda, o programa é "bastante eclético" e inclui teatro, música, cinema, arte pública e animação de rua.

Segundo a fonte, "as propostas de verão deste ano englobam o 'Música sobre rodas - Trio Elétrico', que vai circular com bandas locais a oferecer concertos itinerantes um pouco por todo o centro urbano e bairros da cidade", de 23 a 30 de julho.

O projeto 'Música sobre rodas' envolve as bandas Cem Ensaios, Sexta-feira Santa, Contraband, Prós e Contras, Vozes de Burro não Chegam ao Céu, Red Mustang, Volta e Meia e Remexido.

Também será realizada a iniciativa "Terra d'artes", a realizar no Parque Urbano do Rio Diz, de 22 a 29 de julho, com sete artistas que vão criar sete obras interpretativas do ciclo de festivais de cultura popular do concelho, a que se juntam artesãos a trabalhar ao vivo.

Participam na iniciativa Pedro Figueiredo (escultura), Rui Miragaia (escultura em ferro), Sofia Gralha (cerâmica), Sara Teixeira (ilustração), Pedro Amaral (pintura), Sidney Cerqueira (pintura) e Sérgio Lemos (escultura/madeira).

Entre sexta-feira e o dia 30 de agosto, as varandas do centro urbano da Guarda "ganham vida com músicos a atuar, inesperadamente, em balcões e varandins", com a iniciativa "Varandas Com Vida", de acordo com a organização.

Outra das novidades da programação estival prende-se com uma atividade para as famílias que decorrerá em três fins de semana de agosto (dias 01, 02, 08, 09, 15 e 16) nos jardins da cidade mais alta do país, onde haverá iniciativas culturais, comida saudável, aulas de ioga e meditação, um espaço com atividades dedicadas às crianças, entre outras atividades.

O programa de "Isto (não) é um festival!" também integra a Feira de Antiguidades e Colecionismo (que se realiza na Alameda de Santo André, no primeiro domingo de cada mês), e o evento "Cinema no Museu", promovido pelo Cineclube da Guarda (dias 11, 18 e 25 de agosto e 01 e 08 de setembro).

Segundo o município da Guarda, o programa de animação de verão da cidade é diversificado e "tem o intuito de envolver os criadores locais no restabelecer da cultura na Guarda, após paragem de vários meses das iniciativas culturais em geral devido à pandemia por covid-19".

"Este programa, criado para apoiar os artistas e criadores locais, e apoiar a economia local, tem por base as regras extraordinárias determinadas pelas autoridades de saúde no contexto da pandemia, podendo sofrer alterações para melhor segurança de todos", sublinha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório