Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Bibliomóvel de Proença-a-Nova vai visitar centros de dia do concelho

A biblioteca itinerante de Proença-a-Nova percorre há 14 anos 31 localidades do concelho e, recentemente, incorporou um projeto que inclui visitas aos centros de dia e misericórdias, foi hoje anunciado.

Bibliomóvel de Proença-a-Nova vai visitar centros de dia do concelho
Notícias ao Minuto

13:08 - 27/06/20 por Lusa

Cultura Proença-a-Nova

"A Bibliomóvel é um instrumento de divulgação cultural, de enriquecimento dos nossos concidadãos e, ao mesmo tempo, veículo de inclusão social. É por isso ferramenta hoje indispensável e ação de educação, cultura e ação social", explica, em comunicado, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo.

Depois da paragem forçada devido ao Estado de Emergência declarado na sequência da pandemia da Covid-19, a Bibliomóvel regressou novamente à estrada, estando a cumprir as duas rotas semanais do seu percurso iniciado há 14 anos, percorrendo 31 localidades deste concelho do distrito de Castelo Branco e levando muito mais do que livros aos seus utilizadores.

Desde a viagem inaugural, realizada a 26 de junho de 2006, ao serviço de empréstimo domiciliário juntaram-se outros, sendo atualmente um posto móvel de atendimento do município de Proença-a-Nova e uma forma de levar serviços de proximidade junto dos seus utilizadores.

Para além das aldeias, realiza ainda visitas aos centros de dia e misericórdias do concelho, na sequência de um projeto que nasceu de uma parceria entre a Câmara de Proença-a-Nova e a Santa Casa de Misericórdia de Sobreira Formosa, vocacionado para o combate à pobreza e exclusão social.

"A Bibliomóvel, os seus recursos humanos, bibliográficos e sentimentais foram-se entranhando na paisagem e no quotidiano dos seus utilizadores, apostando e baseando os seus serviços (acesso a informação e conhecimento, promoção do livro e da leitura) em valores como a proximidade, a periodicidade, a cumplicidade e a amizade, que constituem a sua imagem de marca", conclui a autarquia de Proença-a-Nova.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório