Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Reforço de medidas de segurança leva D.Maria a adiar Cuidar com Palavras

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e o Teatro Nacional D. Maria II anunciaram hoje o adiamento da iniciativa "Cuidar com Palavras", prevista para sexta-feira, no Hospital Santa Maria, em Lisboa.

Reforço de medidas de segurança leva D.Maria a adiar Cuidar com Palavras
Notícias ao Minuto

20:04 - 23/06/20 por Lusa

Cultura Coronavírus

Em comunicado, o adiamento insere-se no "atual esforço de controlo de surtos da covid-19", com o "reforço de medidas de segurança na região de Lisboa e Vale do Tejo".

"A homenagem aos profissionais de saúde será reagendada para nova data, enquadrada numa situação epidemiológica mais favorável, considerando a relevância da defesa da saúde pública e o respeito pelas normas sanitárias", lê-se no comunicado hoje divulgado.

"Cuidar com Palavras" propunha levar poesia ao hospital universitário de Lisboa, numa sessão dirigida a profissionais de saúde, com o psiquiatra e também escritor Daniel Sampaio e a cientista Maria Manuel Mota, que falariam da atualidade, da noção de cuidar e da importância da associação de dois universos como os da ciência e das artes.

Segundo o teatro nacional, a ação envolvia os atores António Fonseca, Beatriz Maia, Cirila Bossuet, Isabel Abreu, Ivo Canelas, João Grosso, José Pedro Gomes, Marco Mendonça, Maria João Luís e Sara Barros Leitão, a dizer poetas como Ana Luísa Amaral, Jorge Sousa Braga ou Manuel Resende, numa homenagem aos profissionais de saúde.

"D. Maria II sai à rua", a nova iniciativa do Nacional, em Lisboa, mantém-se. Inclui espetáculos "fora de portas", já anunciados, na Academia Almadense, no âmbito do 37.º Festival de Almada, e no Palácio Nacional da Ajuda, integrado no Festival ao Largo, onde serão representadas, respetivamente, as peças "By Heart" e "Sopro", de Tiago Rodrigues, diretor artístico do teatro.

A reabertura das salas de espetáculos, em Portugal, é possível desde 01 de junho, depois de quase três meses de confinamento.

Inicialmente, o D. Maria II afirmou que só recomeçaria os espetáculos em setembro, embora já tivesse aberto o edifício e começado a trabalhar os espetáculos que ficaram adiados, com a suspensão das atividades, em Março último.

No início do mês, porém, o teatro decidiu antecipar a programação artística durante este fim de semana. E enquanto desenvolve a programação "fora de portas", ensaia novas produções, durante o verão, para a abertura da temporada em setembro.

No domingo, será apresentada 'online' a Temporada 2020/2021, do Nacional D. Maria II, que se inicia em setembro, segundo a sua Divisão de Comunicação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório