Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Open House Lisboa vira-se para o exterior e promove programa sonoro

A edição deste ano do Open House Lisboa vai decorrer apenas em espaços exteriores, nos dias 26 e 27 de setembro, com passeios sonoros em formato de áudio-guia, propostos por oito convidados, anunciou hoje a organização.

Open House Lisboa vira-se para o exterior e promove programa sonoro
Notícias ao Minuto

13:10 - 23/06/20 por Lusa

Cultura Arquitetura

De acordo com a Trienal de Arquitetura de Lisboa, a 9.ª edição do evento que abre as portas da arquitetura da capital, terá este ano um novo formato, com um programa todo realizado em espaço exterior devido à pandemia de covid-19.

Nos dias 26 e 27 de setembro, o Open House Lisboa vai convidar o público "a redescobrir a arte de dar um passeio através da Lisboa imaginada, vivida e narrada por oito convidados": Leonor Teles (cineasta), Paula Moura Pinheiro (jornalista e apresentadora), Lígia Soares (coreógrafa e dramaturga), Gonçalo Byrne (arquiteto), Rui Tavares (historiador), Gonçalo M. Tavares (escritor), Tomás Wallenstein (músico) e Inês Meneses (comunicadora).

São estes convidados que vão desenhar e relatar na primeira pessoa os passeios pedestres, partindo do atlas de arquitetura ´online´ do evento que reúne 284 espaços que fizeram parte dos diferentes roteiros desde 2012.

Desta forma, os utilizadores interessados nos percursos poderão ouvir os áudio-guias quando assim o entenderem, a qualquer hora.

O objetivo, segundo a organização, é reinterpretar e enriquecer o histórico do evento, adaptando-as à manutenção das recomendadas distâncias físicas exigidas pelas autoridades para conter a disseminação do vírus.

Quanto ao procedimento, será necessário descarregar os áudio-guias, e o itinerário assinalado no mapa do 'site' oficial do evento.

Carolina Vicente, coordenadora do evento que integra a equipa executiva da Trienal, sublinha, citada num comunicado: "O contexto atípico que atravessamos, ofereceu-nos a oportunidade de refletir sobre como pode a cidade e a sua arquitetura serem celebradas, embora de portas fechadas".

"Assim, nesta 9.ª edição, convidamos os lisboetas a saírem à rua e a contemplarem a cidade, redescobrindo-a através de percursos guiados ao ouvido, na primeira pessoa, por vozes que irão partilhar o que de mais intrínseco as liga à cidade", apela.

Para ajudar a experiência do passeio, há uma equipa de voluntariado a pontuar os diferentes percursos para ajudar e prestar esclarecimentos.

O Open House Lisboa 2020 é uma coprodução Trienal de Lisboa e Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, e conta com o apoio da Fundação Serra Henriques e da Dizplay.

Neste mesmo fim de semana, também se realiza o Open House em três outras cidade europeias: Madrid, Bilbao e Zurique.

O Open House Lisboa teve a sua primeira edição em 2012, integrando a rede Open House Worldwide, que reúne 50 cidades em todos os continentes, e, por ano, totaliza cerca de dois milhões de visitantes.

O conceito foi criado originalmente em Londres, em 1992, pela produtora e editora britânica Victoria Thornton.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório