Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

DGS publica orientação para a utilização de espaços culturais

Orientação define um conjunto de medidas a adotar em salas de espetáculos, de exibição de filmes e similares; livrarias, arquivos e bibliotecas; museus, palácios e monumentos e na programação ao ar livre.

DGS publica orientação para a utilização de espaços culturais
Notícias ao Minuto

21:29 - 28/05/20 por Melissa Lopes

Cultura Coronavírus

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta quinta-feira uma orientação destinada à utilização de equipamentos culturais, com o objetivo de prevenir a transmissão da Covid-19 e identificar os procedimentos a adotar perante um caso suspeito. 

O documento em causa define um "conjunto de medidas a adotar antes da abertura dos equipamentos culturais", entre as quais "a necessidade de um Plano de Contingência com a definição de uma área de isolamento e dos circuitos para chegar e sair da mesma, bem como os procedimentos a adotar perante um caso suspeito". 

De acordo com a orientação agora publicada, os colaboradores  dos espaços culturais "devem ter conhecimento, formação e treino para reconhecer sinais e sintomas compatíveis com a Covid-19" e "adotar as medidas de prevenção e controlo da transmissão da doença".

A orientação estabelece que devem ser colocados dispensadores de solução assética à base de álcool em diversos pontos, para fácil acesso dos colaboradores e utilizadores, bem como, "sempre que possível, afixados cartazes e materiais informativos com as medidas de prevenção e controlo da doença".

Entre as medidas gerais, a orientação prevê que sejam implementadas medidas de distanciamento físico de dois metros entre as pessoas.

É recomendada ainda "a criação de circuitos próprios e separados nas entradas e saídas", assim como "o uso de máscara em espaços fechados, com exceção dos membros dos corpos artísticos em atuação". A autoridade de saúde aconselha também que as portas permaneçam abertas para evitar o seu manuseamento, sempre que for possível.

As filas devem ser evitadas, garantindo-se o distanciamento de dois metros entre pessoas não-coabitantes, limitando-se a permanência nos locaisunicamente pelo tempo estritamente necessário.

Quanto à compra de bilhetes, a DGS refere que deve ser "realizada por antecipação" e "os pagamentos sem contacto, através de cartão bancário, devem ser preferencialmente escolhidos, garantindo-se a desinfeção dos equipamentos após cada utilização". 

As medidas presentes nesta orientação devem ser adotadas nas salas de espetáculos, de exibição de filmes e similares; livrarias, arquivos e bibliotecas; museus, palácios e monumentos e na programação ao ar livre.

Perante um caso suspeito, diz ainda a autoridade de saúde, "este deve ser encaminhado por um só colaborador para a área de isolamento". Nesta zona, "deve ser contactado o SNS24 e devem ser cumpridas as indicações recebidas". 

Portugal regista 31.596 infeções por Covid-19 e 1.369 óbitos relacionados com a doença. De acordo com o boletim epidemiológico desta quinta-feira, registaram-se nas últimas 24 horas 13 mortes e 304 novas infeções. O país contabiliza ainda 18.637 recuperados.

Pode ler a orientação na integra aqui: DGS publica orientação para a utilização de espaços culturais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório