Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Biblioteca Municipal de Faro reabre ao público em 1 de junho

A Biblioteca Municipal de Faro vai reabrir ao público na próxima segunda-feira, em horário reduzido e com novas regras, entre as quais um limite máximo de pessoas e de permanência no espaço, foi hoje anunciado.

Biblioteca Municipal de Faro reabre ao público em 1 de junho
Notícias ao Minuto

14:02 - 25/05/20 por Lusa

Cultura Covid-19

Em comunicado, a autarquia adianta que, numa primeira fase, "os serviços estarão condicionados de forma a assegurar o mínimo de risco" de propagação do vírus", com a garantia de distanciamento social entre utentes e higienização do material.

"Como medida de segurança, o acesso aos setores, serviços e estantes será sempre orientado pelos técnicos da biblioteca e a permanência na biblioteca terá um limite máximo de 60 minutos, assim como a utilização dos computadores", lê-se na nota.

Além da obrigatoriedade do uso de máscara, só serão permitidas 28 pessoas em simultâneo na biblioteca, distribuídas pelos diferentes espaços, e não será possível ler jornais e revistas, acrescenta.

Todos os documentos devolvidos e consultados serão sujeitos a um período de quarentena de nove dias, sendo que, neste período, "não se aceitam doações de documentos nem se realizam empréstimos interbibliotecas".

Segundo a biblioteca, será privilegiado o serviço de empréstimo domiciliário em regime de 'take-away', já iniciado em 11 de maio, e que "mantém as condições especiais de cinco livros pelo prazo de 30 dias não renováveis".

Para o empréstimo, o leitor pode aceder ao catálogo no endereço biblioteca.cm-faro.pt e escolher o que pretende, contactando, depois a biblioteca através do endereço eletrónico bemprestimo@cm-faro.pt ou pelo telefone 289 870 000.

Os livros poderão, depois, ser levantados em data e hora agendada, não estando previstas penalizações nas devoluções dos documentos em atraso, desde que entregues até 05 de junho.

A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa funcionará em horário reduzido, das 10:00 às 17:30, de segunda a sexta-feira.

As instalações foram encerradas em 17 de março, em virtude da pandemia de covid-19, de acordo com as regras impostas pelo estado de emergência.

A Câmara de Faro iniciou na passada segunda-feira a reabertura gradual dos serviços que se mantinham encerrados desde o decretamento do estado de emergência.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 345 mil mortos e infetou mais de 5,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,1 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.330 pessoas das 30.788 confirmadas como infetadas, e há 17.822 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório