Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Porto Editora celebra 50 anos de carreira de Luísa Ducla Soares com livro

O livro 'Luísa - as histórias da minha vida', de Luísa Ducla Soares, que está a celebrar 50 anos de vida literária, é editado em junho, anunciou hoje o Grupo Porto Editora.

Porto Editora celebra 50 anos de carreira de Luísa Ducla Soares com livro
Notícias ao Minuto

12:45 - 21/05/20 por Lusa

Cultura Porto Editora

No livro, a publicar a 11 de junho, Luísa Ducla Soares "abre a porta da sua intimidade ao recordar, através de histórias, ilustrações e fotografias, momentos da sua vida e da sua carreira", adianta, em comunicado, o grupo editorial.

Também em junho está previsto a publicação da "Poesia Completa", de Maria Alberta Menéres, que morreu em abril do ano passado, aos 88 anos.

O grupo realça que, "pela primeira vez surgem reunidos, num único volume, todos os livros de poesia publicados por Maria Alberta Menéres, desde 1952 a 1996, numa obra com mais de 280 poemas, alguns deles inéditos, bem como contos e ensaios".

A obra, publicada pela Porto Editora, tem um posfácio assinado pelo seu marido, o poeta e ensaísta E. M. de Melo e Castro.

Ainda na área da poesia, o Grupo Porto Editora publica no dia 04 de junho "Apresentação do Rosto", de Herberto Helder (1930-2015), poeta de quem tem vindo a editar a obra.

Este livro autobiográfico foi, originalmente, publicado em 1968, tendo sido apreendido pela polícia política do Estado Novo, a Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE), que destruiu grande parte dos cerca de 1.500 exemplares da única tiragem. Esta é a sua primeira reedição.

No dia 11, com a chancela da Assírio & Alvim, publica-se "Inferno", a estreia de Pedro Eiras na poesia, e que é o "primeiro volume de um tríptico que visitará a obra de Dante", segundo a editora.

No dia 18, é publicada a "Obra Poética", de Artur do Cruzeiro Seixas, um dos mestres surrealistas portugueses, que celebra 100 anos no próximo dia 03 de dezembro.

O livro, em três volumes, é editado na coleção "elogio da sombra", da Porto Editora, coordenada por Valter Hugo Mãe.

Nesta coleção, entre outros, foram publicados "Autópsia (poesia reunida)", de José Rui Teixeira, "O real arrasa tudo", de Isabel de Sá, ou "Alegria para o fim do mundo", de Andreia C. Faria.

A Assírio & Alvim vai publicar, no final do mês, "O Caso Mental Português", de Fernando Pessoa, com edição de Fernando Cabral Martins e Richard Zenith, inicialmente, publicado em 1932. Esta nova edição inclui dois textos inéditos de Pessoa.

Entre os 13 títulos previstos para sair em junho conta-se ainda "O Comboio das Crianças", da italiana Viola Ardone, e "Mulheres que Compram Flores", da autora espanhola Vanessa Montfort.

A 18 de junho, é editado "O Golfinho", de Mark Haddon, um 'thriller' que "relata a aventura de um pai e da sua filha, atravessando mitos e lendas, fantasia e realidade".

Na área da não-ficção, é publicado a 04 de junho, pela Ideias de Ler, "As Leis do Contágio", de Adam Kucharski, epidemiologista na London School of Hygiene and Tropical Medicine.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório