Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Graça Fonseca destaca Noronha da Costa como expoente da pinura

A ministra da Cultura considerou o artista plástico Luís Noronha da Costa, que morreu hoje, aos 77 anos, como um dos expoentes da pintura portuguesa na segunda metade do século XX.

Graça Fonseca destaca Noronha da Costa como expoente da pinura
Notícias ao Minuto

22:45 - 09/04/20 por Lusa

Cultura Óbito

Numa nota de pesar em que apresenta condolências à família e amigos do artista, Graça Fonseca salienta que as obras de Noronha da Costa "estão representadas nas mais significativas coleções nacionais de arte contemporânea".

Refere, a propósito, as coleções de Arte do Estado, do Museu de Arte Contemporânea -- Museu do Chiado, da Fundação de Serralves, da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea ou do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

Luís Noronha da Costa morreu numa unidade hospitalar de Lisboa, onde estava internado, disse à agência Lusa fonte próxima da família.

Nascido em Lisboa, em 1942, começou por formar-se em arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, mas a partir do final dos anos 1960 dedicou-se totalmente à pintura.

A originalidade do seu trabalho marcou a sua obra em pintura, objetos e também em incursões no cinema.

Representou Portugal na Bienal de São Paulo (1969) e na Bienal de Veneza (1970), e fez exposições coletivas e individuais em quase todos os países da Europa, no Oriente e no continente americano.

Em 2017, quando celebrava 50 anos de carreira artística, reuniu 35 obras do seu percurso, sobretudo peças da coleção pessoal, na Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, na exposição "Isto não é só um écran - Noronha da Costa -- 50 anos de pintura (1967-2017)", com curadoria de Bernardo Pinto de Almeida.

Uma grande retrospetiva tinha sido realizada no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, em 2003, e na Fundação Calouste Gulbenkian, na década de 1980, pelas primeiras duas décadas de carreira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório