Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Festival de cinema IndieLisboa adiado para fins de agosto

O Festival Internacional de Cinema IndieLisboa, que deveria começar a 30 de abril, foi adiado para finais de agosto, revelou hoje a organização.

Festival de cinema IndieLisboa adiado para fins de agosto
Notícias ao Minuto

10:50 - 07/04/20 por Lusa

Cultura Covid-19

Em março, a direção do IndieLisboa tinha já decidido adiar a 17.ª edição, por causa da pandemia da doença covid-19, revelando hoje que decorrerá de 25 de agosto a 05 de setembro.

"A possibilidade de o fazer num formato digital não corresponderia às nossas expectativas, nem às do público. Organizar um festival é exibir filmes e ter um contacto direto com o nosso público, os cineastas e os restantes profissionais", afirma a direção em comunicado.

Simbolicamente, refere o festival, a programação completa será revelada a 30 de abril, dia em que deveria começar a edição deste ano.

A organização já tinha anunciado algumas novidades da programação, nomeadamente uma retrospetiva de toda a obra do realizador senegalês Ousmane Sembène, uma homenagem aos 50 anos da secção Fórum da Berlinale e um ciclo dedicado à realizadora franco-senegalesa Mati Diop.

Nas últimas semanas outros festivais de cinema anunciaram alterações nas edições previstas para este ano, por causa das medidas restritivas para conter a pandemia daquela doença.

Foram os casos do Curtas de Vila do Conde, adiado de julho para outubro, do Festival de Animação de Lisboa -- Monstra e do Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão, que estavam marcados para março.

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin) e a Festa do Cinema Italiano, que deveriam acontecer neste mês de abril, também foram adiados.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 73 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 311 mortes e 11.730 casos de infeções confirmadas.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório