A iniciativa resultou de um projeto apresentado por Alex Rodrigues, um aficionado das tradições, natural do concelho de Bragança, e que foi um dos vencedores, na área da Cultura, do Orçamento Participativo Portugal 2017.
Nos últimos três anos, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) ajudou o autor a concretizar o projeto que consistiu "na recolha exaustiva de contos e lendas" dos concelhos de Bragança e Vinhais, como indicou à Lusa aquela entidade.
A edição em dois volumes dos "Contos e Lendas Transmontanos" será o culminar do projeto e a apresentação pública fica guardada para um momento posterior à situação de crise pandémica que Portugal enfrenta.
A DRCN explicou que "a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) realizou a primeira parte do projeto, a qual resultou no resgate e catalogação de 99 narrações da tradição oral e suas variantes dos concelhos de Bragança e Vinhais".
Este trabalho foi desenvolvido, no âmbito de um protocolo com a Direção Regional de Cultura do Norte, tendo sido implementado nas comunidades escolares dos dois municípios com a colaboração da Academia Ibérica da Máscara, entidade igualmente parceira do projeto.
"Os concelhos de Bragança e Vinhais, selecionados para o projeto, são considerados entre os mais ricos do país em património cultural imaterial vivo, assinalando-se a existência de um grande número de narradores ativos", esclarece aquela entidade.
O testemunho vivo dos narradores permitiu também "incorporar no projeto 39 vídeos com os 'contadores de histórias' a transmitirem de viva voz os seus contos e lendas, tal como os ouviram aos antepassados".
A Academia Ibérica da Máscara selecionou um conto ou lenda por freguesia para a edição dos dois volumes de "Contos e Lendas Transmontanos", acrescenta a DRCN.
O projeto envolveu ainda as crianças do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico das escolas de Bragança e Vinhais, que interpretaram graficamente os contos escolhidos, trabalhos que serviram de mote às ilustrações que integram as publicações.
A edição agora anunciada "será distribuída pelas crianças que participaram na ilustração dos contos e lendas".
Coordenada pela editora Leya, a edição dos "Contos e Lendas Transmontanos" tem o prefácio do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
HFI // MAG
Lusa/fim