Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Orquestra do Centro abre candidaturas para Prémio Francisco Martins

A Orquestra Clássica do Centro (OCC) está a receber candidaturas, até 15 de outubro, para a quarta edição do Prémio de Composição Francisco Martins, músico português da época do Renascimento, foi hoje anunciado.

Orquestra do Centro abre candidaturas para Prémio Francisco Martins
Notícias ao Minuto

15:34 - 02/04/20 por Lusa

Cultura Prémio Francisco Martins

O prémio destina-se a compositores de nacionalidade portuguesa e a compositores estrangeiros residentes em Portugal, sem limite de idade, que desejem apresentar uma ou mais obras.

O objetivo, segundo o regulamento do concurso, "é incentivar, quer a criação contemporânea para orquestra clássica, quer a divulgação e circulação de novo repertório que possa ser facilmente programado pela generalidade das orquestras nacionais".

O Prémio conta com o apoio de DGArtes, Ascendum, AVA - Musical Editions e Antena 2.

A obra vencedora será escolhida por um júri constituído por Luís Tinoco, Sérgio Azevedo, Dimitris Andrikopoulos e o maestro titular da OCC, Jan Wierzba, recebendo um prémio de mil euros e a edição em partitura pela AVA - Musical Editions.

A obra será incluída no repertório da Orquestra Clássica do Centro, que a irá interpretar em concerto em data a anunciar.

"O Prémio pretende perpetuar a obra do intérprete e compositor Francisco Martins, valorizando a música e dignificando a nossa cultura, dando oportunidade para novos talentos musicais na área da composição se afirmarem e darem a conhecer o seu trabalho", refere a presidente da direção da OCC, Emília Martins.

A OCC confirmou também hoje o adiamento do Concerto Prestígio, em homenagem a Odete Isabel, primeira presidente de Câmara eleita no país (Mealhada, 1976), previsto para 26 de abril, devido às medidas de distanciamento social por causa da pandemia da covid-19.

Na página de Facebook da OCC foi, entretanto, publicado um vídeo com um excerto da Sinfonia n.º 9 do compositor Ludwig van Beethoven, interpretado pela orquestra.

A Orquestra Clássica do Centro é uma associação sem fins lucrativos, que tem a sua sede no Pavilhão Centro de Portugal, assinado por Siza Vieira e Souto Moura, em Coimbra. Fundada em 2001, a Orquestra foi considerada de "superior interesse cultural" pelo Ministério da Cultura, estando abrangida pela lei do mecenato cultural.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório