Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

'Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias' de Regina Pessoa premiada no Japão

O filme de animação 'Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias', da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu o Prémio de Excelência na competição de curtas-metragens do Festival dos Prémios de Animação de Tóquio.

'Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias' de Regina Pessoa premiada no Japão
Notícias ao Minuto

14:15 - 02/04/20 por Lusa

Cultura Cinema

Os vencedores da edição deste ano foram anunciados no 'site' oficial do festival.

'Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias' é distribuído e promovido pela Agência da Curta Metragem e coproduzido entre Portugal (Abi Feijó, Ciclope Filmes), França (Reginald de Guillebon, Les Armateurs) e Canadá (Julie Roy, ONF).   

Desde a estreia, em junho do ano passado, na Croácia, a curta de 13 minutos foi já distinguida em vários festivais, entre os quais o festival de cinema de Annecy, em França, com o prémio especial do júri, o festival Animamundi, no Brasil, e o Caminhos do Cinema Português, em Coimbra.

Em janeiro deste ano, venceu o prémio de Melhor Curta Metragem dos prémios Annie. Considerados os 'Óscares' do cinema de animação, os Annie distinguem produções, em curta e longa-metragem, e são atribuídos anualmente pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação.

O filme é uma homenagem ao tio Tomás de Regina Pessoa, 'um homem humilde e um pouco excêntrico, que teve uma vida simples e anónima", e foi criado "a partir das memórias afetivas e visuais" da infância da realizadora.

"Com este filme eu gostaria de testemunhar que não é preciso ser-se alguém para se ser excecional na nossa vida", disse Regina Pessoa sobre 'Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias'.

Regina Pessoa, que começou a trabalhar como animadora nos filmes do cineasta português Abi Feijó, pertence, desde 2018, à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, por convite da organização.

A cineasta portuguesa, nascida em Coimbra, é ainda autora das curtas-metragens 'Ciclo Vicioso', de 1996, 'Estrelas de Natal', de 1998, 'A Noite', de 1999, 'Odisseia nas Imagens', de 2001, 'História Trágica com Final Feliz', de 2005, e 'Kali, O Pequeno Vampiro', de 2014.

O Festival dos Prémios de Animação de Tóquio recebeu este ano 1.054 inscrições, de 67 países, para a competição de curtas-metragens. Destes, foram escolhidos 32 nomeados.

Este ano, devido à pandemia da covid-19, a competição decorreu no mundo virtual, com os visionamentos e as reuniões do júri a serem feitos online.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório