Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Estruturas da dança saúdam medidas do Governo mas querem mais ação

A Rede - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea saudou hoje medidas anunciadas pela ministra da Cultura, em resposta à paralisação do setor, no combate à covid-19, mas apresentou em simultâneo outras propostas para atender a necessidades existentes.

Estruturas da dança saúdam medidas do Governo mas querem mais ação
Notícias ao Minuto

06:06 - 28/03/20 por Lusa

Cultura Covid-19

A associação alertou também para "o facto de a presente situação pôr a descoberto a verdadeira natureza da atividade laboral do setor, que é maioritariamente intermitente, não permitindo a um enorme número de profissionais sequer aceder ao apoio extraordinário da Segurança Social para trabalhadores independentes", como escreve no comunicado hoje divulgado.

"A Rede saúda a iniciativa do Ministério da Cultura ao lançar um concurso de apoio extraordinário às artes, assim como outras medidas extraordinárias que poderão aliviar algum do impacto negativo sobre as entidades culturais", afirma a associação, referindo-se às medidas extraordinárias anunciadas na segunda-feira pela ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Entre outras medidas, foi anunciada a criação de uma linha de apoio de emergência, de um milhão de euros, para artistas e entidades culturais "em situação de vulnerabilidade" e sem qualquer apoio financeiro, financiada através do Fundo de Fomento Cultural, para apoiar a criação artística nas artes performativas, visuais e no cruzamento disciplinar.

Em relação ao apoio financeiro da Direção-Geral das Artes (DGArtes), além da manutenção dos pagamentos dos apoios previstos para este ano, anunciados na semana passada, Graça Fonseca garantiu a abertura de concursos este ano, até junho, e a verba total de três milhões de euros, "inscrita em Orçamento do Estado".

Esta é outra medida que a Rede considera bem-vinda, sublinhando "o respeito pelos planos de pagamento previstos, independentemente de as atividades das entidades visadas serem reagendadas ou canceladas", assim como a declaração de Graça Fonseca "sobre o compromisso das instituições do Estado manterem os pagamentos, na íntegra, das atividades agendadas que foram objeto de cancelamento, o que pode inspirar as boas práticas de outros agentes".

A Rede alerta, no entanto, para a precariedade no setor, com uma atividade "maioritariamente intermitente", "uma questão de fundo" a que o Ministério da Cultura, no seu entender, deveria responder de imediato.

Para a Rede, a tutela deveria garantir desde já meios "aos profissionais, artistas, técnicos, produtores ou outros" que "não conseguirão aceder a nenhuma das formas de apoio", e aproveitar, ao mesmo tempo, "este momento complexo para trabalhar soluções adequadas ao setor, no que respeita ao direito laboral e à segurança social de futuro".

A associação alerta ainda para o facto de as artes performativas assentarem num "paradigma de fruição da atividade artística de forma presencial, que se encontra agora ameaçado".

"Esta dimensão deve ser tida em conta. Não apenas para responder ao presente, que não sabemos quão temporário será, mas para pensar no lugar singular que as artes (...) ocupam a nível social e político --- na educação, na vida em comunidade, na produção de pensamento e de conhecimento, na nossa relação connosco e com os outros", escreve a Rede.

Como medidas que poderiam ainda ser contempladas pelo Governo, a Rede sugere a salvaguarda de "uma verba específica", para responder a cancelamentos inevitáveis, e uma articulação a nível internacional, tendo em conta que há artistas portugueses a trabalhar com entidades de outros países, assim como entidades portuguesas com cancelamentos de atividades no estrangeiro.

A Rede adverte igualmente para o facto de estarem em curso vários inquéritos sobre a situação atual de artistas e estruturas, sem uma aparente articulação entre eles.

Na última semana, entidades como o Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (Cena-STE) e a cooperativa GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas lançaram questionários 'online', para avaliarem a situação.

A União Europeia também lançou um inquérito 'online', através do programa Europa Criativa, com o mesmo objetivo.

"Sugerimos que o Ministério da Cultura lidere uma coordenação deste processo" para fazer "uma leitura real das perdas" e assim desenhar soluções que atendam "às necessidades reais", defende a Rede.

"A presente crise epidemiológica não tem precedentes (...). Para a ultrapassar com os menores danos possíveis, é imperativo que o Governo e as instituições públicas coloquem todos os seus recursos à disposição e desenvolvam medidas extraordinárias de política pública", afirma a associação.

"O momento exige um profundo sentido de responsabilidade e de solidariedade entre todos. São as vidas de todos que estão em causa. Além da saúde, é fundamental garantir a proteção do trabalho. Para que ninguém fique para trás", sublinha.

A Rede reúne perto de três dezenas de estruturas, de norte a sul do país, como o Ballet Contemporâneo do Norte, fundado por Elisa Worm, as companhias de Clara Andermatt e de Olga Roriz, a Eira, de Francisco Camacho, a Nome Próprio, de Victor Hugo Pontes, as Produções Independentes, de Rui Catalão, e a P.OR.K, de Marlene Monteiro Freitas.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 572 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 26.500.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório