Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Percurso de Artur Rosa ficará sempre ligado ao de Helena Almeida"

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou hoje que o percurso do arquiteto e escultor Artur Rosa "ficará para sempre ligado ao de Helena Almeida", sua mulher, que morreu em 2018.

"Percurso de Artur Rosa ficará sempre ligado ao de Helena Almeida"
Notícias ao Minuto

20:19 - 24/03/20 por Lusa

Cultura Óbito

Numa nota de pesar divulgada pelo gabinete de Graça Fonseca, que referencia o seu "percurso profissional e artístico entre a arquitetura e a escultura", lê-se que, "além do seu trabalho em nome próprio, o percurso de Artur Rosa ficará para sempre ligado ao de Helena Almeida, enquanto metade quase sempre invisível e testemunha participativa de um trabalho de exposição constante, ao registar em fotografia as performances da artista, feitas na intimidade do seu ateliê".

"Cúmplice e presente, foi a técnica, o olhar e o mecanismo onde a artista era a ideia e a imaginação, numa parceria de intimidade e colaboração", lê-se na mesma nota.

Artur Rosa, que nasceu em Lisboa, em 06 de março de 1926, morreu hoje de manhã, no Hospital Egas Moniz, na capital, anunciou o atelier Helena Almeida, num comunicado hoje divulgado.

Formado em arquitetura, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Artur Rosa foi distinguido no ano passado com o título de membro honorário da Ordem dos Arquitetos.

Da obra arquitetónica de Artur Rosa, destaca-se a estação de metro do Terreiro do Paço, em Lisboa, obra distinguida com o Prémio Valmor em 2007.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório