Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Cooperativa dos artistas GDA aplaude medidas anunciadas pelo Governo

A cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA) aplaude as medidas de apoio aos agentes culturais e ao setor criativo anunciadas hoje pelo Governo.

Cooperativa dos artistas GDA aplaude medidas anunciadas pelo Governo
Notícias ao Minuto

18:37 - 23/03/20 por Lusa

Cultura Covid-19

O presidente da GDA, Pedro Wallenstein, em declarações à agência Lusa disse que o "Governo esteve bem" com o anúncio da criação de uma linha de apoio de emergência, de um milhão de euros, para artistas e entidades culturais que estão "em situação de vulnerabilidade" e sem qualquer apoio financeiro.

Entre outras medidas, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, anunciou hoje a criação de uma linha de apoio de emergência, de um milhão de euros, para artistas e entidades culturais, financiada através do Fundo de Fomento Cultural, destinada a apoiar a criação artística nas artes performativas, visuais e no cruzamento disciplinar, como disse à agência Lusa.

Wallenstein afirmou que algumas das medidas anunciadas vêm ao encontro dos alertas feitos pela GDA, em carta enviada ao Ministério da Cultura, e desejou que outras entidades públicas e privadas venham a aderir a este fundo de emergência.

O responsável considerou "muito positivo" que as estruturas diretamente tuteladas pelo Governo, como os teatros nacionais e Direção Geral das Artes manterem os compromissos assumidos com as estruturas criativas, nomeadamente os pagamentos previstos, e acrescentou que se podia "amortizar antecipadamente" o valor financeiro em causa, como forma de apoio num momento difícil.

Wallenstein sugeriu ainda que as estruturas de acolhimento maioritariamente dependes de financiamento estatal, como fundações, "poderiam repartir o prejuízo com os criadores".

A ministra disse ainda que para os concursos deste ano da Direção-Geral das Artes (DGArtes), a abrir até junho, será mantida a verba total de três milhões de euros, "inscrita em Orçamento do Estado".

Todas estas medidas juntam-se às que o Governo revelou na semana passada, que abrangem os trabalhadores do setor cultural, e que podem ser consultadas na página www.culturacovid19.gov.pt.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 15.100.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.

Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório