Meteorologia

  • 23 NOVEMBRO 2020
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 18º

Edição

Associação de Museus quer perceber critérios para a escolha de Alabaça

A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) vai pedir ao Ministério da Cultura acesso ao processo de escolha de Bernardo Alabaça para diretor-geral do Património Cultural, disse hoje o presidente daquela entidade.

Associação de Museus quer perceber critérios para a escolha de Alabaça
Notícias ao Minuto

14:15 - 12/03/20 por Lusa

Cultura DGPC

"Não está em causa a pessoa, mas sim compreender os critérios de avaliação por parte da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) para ocupar o cargo", disse à agência Lusa o presidente da APOM, João Neto.

O gestor Bernardo Alabaça foi anunciado como novo diretor-geral do Património Cultural, substituindo no cargo Paula Araújo da Silva, no passado dia 13 de fevereiro, pelo Ministério da Cultura, tendo iniciado funções no dia 24 do mesmo mês.

A nomeação de Alabaça motivou várias críticas dos setores do Património Cultural, como as do arqueólogo Luís Raposo, que preside ao Conselho Internacional de Museus (ICOM) da Europa, que afirmou: "Ainda estou em estado de choque e considero que é algo que jamais imaginaria poder acontecer, por qualquer Governo que fosse. É uma situação inqualificável".

Por seu lado, o Sindicato dos Trabalhadores em Arqueologia disse, em comunicado, que esta escolha demonstrava "falta de visão e de consideração [do Governo] sobre o papel absolutamente central" da Arqueologia, e um "favorecimento da área da gestão financeira e do negócio imobiliário".

Em sede parlamentar, na terça-feira, o presidente do ICOM-Europa e o presidente da APOM reiteraram as suas preocupações sobre a nomeação de Bernardo Alabaça, a quem não reconhecem competências na área.

Para Luís Raposo, Bernardo Alabaça tem "um perfil curricular completamente desadequado" para o lugar para o qual foi nomeado. "O currículo deixa-nos perplexos", afirmou.

Luís Raposo sublinhou que "não se trata da pessoa". "Não sabemos as políticas que vêm pela frente e temos que ligar isso ao percurso curricular", referiu, dando como exemplo que seria como contratar alguém de uma "empresa especialista em contabilidade criativa para diretor-geral dos impostos".

O despacho de nomeação de Bernardo Alabaça foi publicado no começo do mês em Diário da República, segundo o qual o novo diretor-geral do Património Cultural é licenciado em Engenharia e Gestão Industrial, pós-graduado em Análise e Investimento Imobiliário e mestre em Finanças.

A mesma nota biográfica lembrava que Alabaça foi "diretor-geral de Infraestruturas do Ministério da Defesa Nacional [e] subdiretor-geral do Tesouro e Finanças do Ministério das Finanças", entre outros cargos, sendo atualmente "assessor do conselho de administração da Lisboa Ocidental SRU e vice-presidente da mesa da assembleia geral da Parpública, presidente do Conselho Estratégico do Salão Imobiliário de Lisboa e vogal da comissão responsável pelo lançamento e condução do procedimento de negociação para a celebração de contrato de subcessão de direito de superfície sobre os módulos 4 e 5 do Centro Cultural de Belém".

Também hoje, a APOM anunciou que "decidiu adiar a cerimónia de entrega dos Prémios Nacionais Museologia 2020, que estava agendada para o dia 29 de maio de 2020, para uma nova data a anunciar na melhor oportunidade".

A APOM justifica o adiamento "tendo em consideração que a evolução do nível de risco provocado pelo novo Coronavírus, nomeadamente ao nível da Pandemia (Covid-19), justifica o reforço das medidas de prevenção e proteção adotadas até ao momento, e cuja definição tem por base as orientações da Organização Mundial da Saúde e da Direção-geral [da] Saúde".

Os prazos de novas candidaturas foram também prolongados, numa 1.ª fase, até ao próximo dia 31, e, na 2.ª fase, até ao dia 30 de abril próximo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório