Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Art'Imagem põe Desastre Nu' em palco na Maia

A peça 'Desastre Nu', da autoria de António Aragão, estreia-se na terça-feira na Quinta da Caverneira, na Maia, e põe em palco uma tragicomédia que aborda a "urgência de destruir ou reconstruir" os poderes políticos, económicos, sociais ou religiosos.

Art'Imagem põe Desastre Nu' em palco na Maia
Notícias ao Minuto

23:36 - 09/03/20 por Lusa

Cultura Teatro

Em cena até domingo, quatro atores interpretam nove personagens em estado neurótico e louco, promovendo uma espécie de psicose coletiva que as faz chegar ao limite emocional e que tem como consequência a revolução de si mesmo dentro de uma sociedade que se encontra em crise, referiu hoje o Teatro Art'Imagem, em comunicado enviado à Lusa.

Com dramaturgia e encenação de Daniela Pêgo, as personagens esperam de forma ansiosa chegar a bom porto e lidam, de forma constante, com quem são, iludindo a sua frustração, sublinhou.

Focado no comportamento humano e expondo a incoerência e a ignorância das sociedades, 'Desastre Nu' mostra homens e mulheres num limite extremo, solitários e expostos de forma agressiva numa crítica feroz à sociedade, frisou.

"Uns nascem a favor e outros do contra. Qual a direção mais segura?", questionam, deparando-se em reflexão com a "realidade suja" da existência.

"A humanidade está cheia de si mesma. É urgente destruir (reconstruir?) o poder. O poder político, o poder religioso, o poder económico, o poder social, a discriminação e o abuso ligam-se num só texto e em palco, num jogo de poder com enredos cíclicos e absurdamente expansivos", adiantou a nota.

Ao longo de 90 minutos, as personagens promovem a representação da crise social que a humanidade vive, mostrando as suas "mazelas apodrecidas", ressalvou o teatro.

A humanidade "cheira mal, cheira muito mal", frisou, acrescentado que a peça demonstra a "loucura de ontem e de hoje".

Da Quinta da Caverneira, o 'Desastre Nu' segue para o Teatro Municipal de Bragança (1 de abril), Casa de Teatro de Sintra (4 abril) e Fórum Jovem da Maia (8 abril).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório