Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 16º

Festa do Cinema Italiano regressa em abril com mais de 50 filmes

A 13.ª Festa do Cinema Italiano, que se realiza a partir de 1 de abril em várias cidades portuguesas, irá apresentar mais de 50 filmes, incluindo 'Pinóquio', de Matteo Garrone, em antestreia nacional.

Festa do Cinema Italiano regressa em abril com mais de 50 filmes
Notícias ao Minuto

13:55 - 05/03/20 por Lusa

Cultura Cinema

O mais recente trabalho de Garrone, realizador de "Gomorra", foi o escolhido para a sessão de abertura, a 1 de abril no Cinema São Jorge, em Lisboa, e no Cinema Trindade, no Porto, que contará com a presença do ator Federico Ielapi, de 10 anos, que interpreta Pinóquio, anunciou hoje a organização.

Para a sessão de encerramento, a 9 de abril no Cinema São Jorge, em Lisboa, a organização escolheu, também em antestreia nacional, 'As coisas que nos fazem felizes', de Gabriele Muccino, um filme "sobre a amizade e o amor desenvolvido ao longo de várias décadas".

Em antestreia nacional serão também exibidos durante a edição deste ano 'Era uma vez a Máfia', de Franco Maresco, 'Martin Eden', de Pietro Marcello, 'Momenti di trascurabile felicità', de Daniele Luchetti, e 'L'uomo del labirinto', de Donato Carrisi.

Nesta edição, serão cinco os filmes em competição, "uma seleção de filmes que marcaram presença em festivais europeus, trazendo novos olhares da cinematografia italiana": 'Sole', de Carlo Sironi, 'Magari', de Ginevra Elkann, '5 è il numero perfetto', de Igor Tuveri, 'Nevia', de Nunzia De Stefano, e 'Butterfly', de Alessandro Cassigoli e Casey Kauffman.

O júri da 13.ª edição é constituído pela diretora do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), Beatrice Leanza, a realizadora Leonor Teles e a presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río.

Na secção Altre Visione, que inclui "filmes que surpreendem pela originalidade estética e pela experimentação e pretendem manter viva a discussão sobre a evolução e renovação da linguagem cinematográfica", serão exibidos 'La scomparsa di mia madre', de Beniamino Barrese, 'Il varco', de Federico Ferrone e Michele Manzolini, e 'Selfie', de Agostino Ferrente.

Como já tinha sido anunciado, este ano o festival presta homenagem a Federico Fellini, que completaria 100 anos em 2020, o que inclui uma retrospetiva integral da obra do cineasta de, entre outros, 'Amarcord' e '8½'.

Nas sessões especiais, serão apresentados os primeiros dois episódios das segundas temporadas das séries de televisão 'A Amiga Genial', de Saverio Costanzo, baseada nos livros de Elena Ferrante, e 'The New Pope', de Paolo Sorrentino, protagonizada por Jude Law, bem como da nova série 'Zero Zero Zero', de Stefano Sollima, a partir do livro homónimo de Roberto Saviano.

Além disso, será exibida a curta-metragem 'The Staggering Girl', de Luca Guadagnino, produzido em colaboração com a marca de moda italiana Valentino e que tem Julianne Moore no papel principal.

Embora a Festa do Cinema Italiano tenha "o cinema como protagonista - com antestreias nacionais, retrospetivas e presenças de atores e realizadores italianos -, na programação há também "espaço para a fotografia, arquitetura, gastronomia e até para a realidade virtual, que é uma das novidades deste ano".

A Cinemateca acolherá uma exposição de fotografia sobre a relação artística entre Fellini e o ator italiano Marcello Mastroianni e repartirá, com o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, uma mostra de reproduções de 'Il libro dei sogni', um diário visual que o cineasta manteve a partir dos anos 1960.

A realidade virtual estará no festival com uma nova secção, "dedicada a produções italianas de realidade virtual", e a gastronomia "volta a ter destaque na festa com o ja´ famoso Cine-Jantar, que combina o cinema com o melhor da cozinha italiana" e este ano irá decorrer no Mercado do Forno do Tijolo, "com um jantar dedicado a Fellini e a` gastronomia da sua terra natal, a Emilia- Romanha e a exibição de 'Amarcord'".

Este ano, a Festa do Cinema Italiano decorre entre 1 e 9 de abril, em Lisboa (no Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés e Cinemateca Portuguesa), e no Porto (Cinema Trindade).

Além disso, passará também por Almada (Auditório Fernando Lopes Graça entre 1 e 5 de abril), Cascais (Cinema da Villa de 1 a 5 de abril), Setúbal (Auditório Charlot em 2 a5 de abril), Penafiel (no Cinemax em 4 e 5 de abril), Alverca do Ribatejo (Teatro Estúdio Ildefonso Valério 4 e 5 de abril), Coimbra (Teatro Académico Gil Vicente de 14 a 16 de abril), Viseu (Cineclube de Viseu entre 14 e 17 de abril), Beja (Paz Júlia Teatro Municipal de 21 a 23 de abril), Tomar (Cine-Teatro Paraíso de 12 a 16 de maio), Caldas da Rainha (Centro Cultural de Congressos entre 20 e 22 de maio) e Loulé (Cine-Teatro Louletano de 21 a 24 de maio).

A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio de várias entidades, entre as quais a Embaixada de Itália, o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório