Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

'Os Testamentos' de Margaret Atwood e outras novidades chegam este mês

O livro 'Os Testamentos', da canadiana Margaret Atwood, vencedor do Prémio Booker 2019, e o novo romance do escritor espanhol Manuel Vilas, 'E, de repente, a alegria', apontado como sequela de 'Ordesa', são duas das novidades literárias de março.

'Os Testamentos' de Margaret Atwood e outras novidades chegam este mês
Notícias ao Minuto

19:25 - 03/03/20 por Lusa

Cultura Livros

'Os Testamentos' ('The Testaments', no original), que venceu no ano passado o mais prestigiado prémio literário de língua inglesa - em conjunto com Bernardine Evaristo, pelo romance 'Girl, Woman, Other' - vai ser publicado no dia 20 de março pela Bertrand, que já anteriormente editara 'A História de uma Serva'.

'Os Testamentos' é a sequela da distopia de Margaret Atwood, narrada por três personagens femininas, 15 anos após a cena final do primeiro livro.

Outra das novidades editoriais chega pela Alfaguara, que publica 'E, de repente, a alegria' ('Alegría', no original), livro finalista do prémio literário Planeta, para melhor romance inédito.

Este novo romance aparenta ser uma sequela de 'Ordesa', livro que se tornou sucesso de vendas e que foi publicado em Portugal no início do ano passado pela Alfaguara, com o titulo 'Em tudo havia Beleza'.

'E, de repente, alegria' é um livro autobiográfico, no qual o narrador, um escritor de meia-idade que se lamenta pelo passar do tempo e pela perda de entes queridos, tenta escapar da depressão e ser definitivamente feliz.

A Companhia das Letras vai publicar o primeiro ensaio do escritor português João Tordo, intitulado "Manual de sobrevivência de um escritor - ou o pouco que sei daquilo que faço", trabalho que parte das suas memórias como escritor para compor um manual de sobrevivência para aspirantes a escritores, misturando humor e pragmatismo.

Da autora finalista ao Booker do ano passado Jeanette Winterson (com 'Frankisstein'), chega este mês pela Elsinore 'A Paixão', considerada a obra maior da autora, já anteriormente editada pela Quetzal, que conta as aventuras de Henri, que tem uma paixão por Napoleão, que, por sua vez, tem uma paixão por frangos.

A mesma editora vai publicar o livro 'Caronte à espera', da escritora portuguesa Cláudia Andrade, que se afirmou no panorama literário português sobretudo devido a 'Quartos de final e outras histórias', livro publicado em 2019, elogiado pela crítica e que valeu à sua autora a nomeação para o Prémio Autores da SPA.

A Cavalo de Ferro vai editar o romance 'Aproximadamente do tamanho do universo', do islandês Jón Kalman Stefansson, autor multipremiado, de quem a editora já publicou anteriormente outras obras, como 'Paraíso e Inferno' ou 'Os peixes não têm pés'.

A mesma editora prepara-se também para lançar no mercado mais um livro do autor norte-americano Ray Bradbury, 'Um cemitério para lunáticos', e outro da escritora húngara Magda Szabó, 'A balada de Iza'.

Na D. Quixote destacam-se duas novidades - 'Rua de Paris em dia de chuva', de Isabel Rio Novo, e 'Recordações do futuro', de Siri Hustvedt - e duas reedições - 'A montanha de água lilás', de Pepetela, e 'Jubiabá', de Jorge Amado.

A E-primatur traz ao mercado livreiro nacional um livro vindo do Irão, 'O mocho cego', de Sadeo Hedayat, considerado uma das mais famosas obras a surgir naquele país.

Da coleção Imagética, chega um livro de Serguei Eisenstein, intitulado 'Reflexões de um cineasta', que reúne as reflexões "do grande mestre do cinema russo e um dos pais do cinema moderno", com tradução e prefácio do também realizador José Fonseca e Costa.

A Tinta-da-China tem três propostas para este mês, que consistem na maior antologia poética alguma vez publicada em português da argentina Alejandra Pizarnik, um livro de ensaio bilingue (em português e inglês) de Maria João Valente Rosa, intitulado 'Um tempo sem idades', e que aborda a problemática do envelhecimento da população "de forma original e direta", e um livro do economista guineense Carlos Lopes, intitulado 'África em transformação'.

A editora Guerra e Paz destaca quatro livros: na coleção de clássicos, um livro que reúne seis contos e duas prosas de Fialho de Almeida, 'História de dois patifes e outras prosas'; um livro de um advogado que mergulhou nos fundos documentais do sistema judicial português e recolheu histórias insólitas dos séculos XIX e XX, 'Histórias da Justiça'; o mais recente livro de correspondências de Jorge de Sena, com o escritor e lutador antifascista João Sarmento Pimentel, 'Correspondência 1959-1978'; e uma nova edição de 'Apologia de Sócrates', de Platão.

Para este mês, a Relógio d'Água tem planeada a publicação de um novo livro da socióloga Maria Filomena Mónica, 'O Olhar do Outro', bem como 'Primeiros Contos e Outros Contos', de Agustina Bessa-Luís, com prefácio de Mónica Baldaque, e 'O Senhor Swedenborg e as Investigações Geométricas', de Gonçalo M. Tavares.

Nas publicações de autores de língua não portuguesa, a editora destaca 'O Mistério de Edwin Drood', de Charles Dickens, 'Os Buddenbrook' e 'Mário e o Mágico', de Thomas Mann, 'Ensaio sobre o Dia Conseguido', de Peter Handke, 'O Jogo Preferido', de Leonard Cohen, 'As Flores do Mal', de Charles Baudelaire, com nova tradução, e ainda 'A Quinta dos Animais', romance de George Orwell, adaptado a novela gráfica, pelo ilustrador brasileiro Odyr.

Entre as novidades da Porto Editora, 'Mulheres que Compram Flores', da escritora espanhola Vanessa Monfort, 'Viva a Vagina!', de Nina Brochmann e Elle Stokken Dahl, duas jovens médicas norueguesas que enquanto estudantes começaram um blogue, que virou 'podcast', que por sua vez virou 'TED Talk' e finamente virou livro sobre a saúde sexual feminina.

Da Assírio & Alvim chega a obra 'A Matéria Escura', de Jorge Sousa Braga, enquanto a Sextante Editora vai lançar 'O General do Exército Morto', de Ismail Kadaré, e 'Pio XII e o Terceiro Reich', de Saul Friedländer.

A Quetzal publica 'Léxico da luz e da escuridão', o primeiro em português do escritor norueguês Simon Stranger.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório