Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

'O Método': Novo álbum de Rodrigo Leão chega hoje ao mercado

O novo álbum de Rodrigo Leão, 'O Método', é editado esta sexta-feira, do qual são já conhecidos o tema que dá título ao CD e 'A Bailarina', foi divulgado.

'O Método': Novo álbum de Rodrigo Leão chega hoje ao mercado
Notícias ao Minuto

07:17 - 21/02/20 por Lusa

Cultura Música

Segundo o comunicado da promotora, trata-se de um "disco marcado pelas sonoridades ambientais eletrónicas", que conta com participações especiais de Casper Clausen, Federico Albanese, Ângela Silva, Viviena Tupikova e do coro da Associação Musical dos Amigos das Crianças.

O músico tem agendado apresentações do álbum, na próxima quinta-feira, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e, no dia 9 de março, na Casa da Música, no Porto.

Esta sexta-feira é divulgado o 'single' 'The Boy Inside', que, segundo o músico, "acabou por ser o único tema do CD que e´ cantado em inglês, mais marcado pelas nossas influências da música pop, mas não foi minimamente inspirado na música pop, antes pelo contrário!", afirmou. E prosseguiu: "Começou por ser inspirado pelos sinos que ouvi de uma catedral em Antuérpia, na Bélgica. E também por um coro que tive a sorte de ouvir na igreja de Loutolim, em Goa, e num livro que estava a ler na altura, 'O Deserto dos Tártaros', de Dino Buzzati."

"O tema começou por transmitir-me algum mistério, alguma inquietação, vindos destes três momentos. Por sugestão do nosso coprodutor, Federico Albanese, que toca nesta peça, acabámos por convidar um cantor que admiro muito, o Casper Clausen dos Efterklang, para escrever uma letra e cantar no tema. Já conhecia o trabalho do Casper e fiquei muito feliz por poder convidá-lo. E acontece que ele está agora a viver em Lisboa", prossegue Rodrigo Leão.

"O Método" totaliza doze músicas e é "composto por material original e inédito" de Rodrigo Leão, e sucede a "Cérebro: Mais Vasto Que o Céu", editado no ano passado. O álbum é lançado internacionalmente pela BMG Espanha.

"O músico e compositor português assinou, pela primeira vez na sua carreira, um contrato direto com uma editora internacional, a BMG Espanha, depois de, ao longo dos anos, ter visto alguns dos mais importantes títulos da sua discografia serem licenciados para distribuição em mercados internacionais", segundo o comunicado divulgado em dezembro último, sobre a assinatura do contrato.

Nascido em Lisboa, em 1964, Rodrigo Leão fez parte dos Madredeus, durante dez anos, antes de se iniciar numa carreira a solo, que encetou com 'Ave Mundi Luminar', em 1993, pela Sony, editora à qual esteve ligado ao longo de grande parte da carreira.

Desde então, já trabalhou com músicos como a vocalista dos Portishead, Beth Gibbons, Ryuichi Sakamoto e Ludovico Einaudi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório