Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Roteiro propõe viagem por lugares da obra 'Levantado do Chão' de Saramago

Uma viagem por lugares dos "episódios mais marcantes" de 'Levantado do Chão', o "primeiro grande romance" do Nobel português da literatura, José Saramago, é a proposta de um roteiro literário que vai ser lançado na sexta-feira, no Alentejo.

Roteiro propõe viagem por lugares da obra 'Levantado do Chão' de Saramago
Notícias ao Minuto

19:00 - 20/02/20 por Lusa

Cultura Saramago

Trata-se do 'Roteiro Literário Levantado do Chão', que interliga os concelhos de Lisboa, Montemor-o-Novo e Évora, através de três percursos temáticos subdivididos em percursos rodoviários e pedestres, e que abrangem 26 pontos de interesse interpretativo sobre a obra publicada há 40 anos, refere o guia do roteiro, ao qual a agência Lusa teve hoje acesso.

Segundo o guia, o roteiro, criado pela Câmara de Montemor-o-Novo, distrito de Évora, em parceria com outras entidades, propõe "dar a conhecer os lugares onde os episódios mais marcantes da obra se desenrolam, através de uma contextualização histórica e social" dos temas abordados e que inclui testemunhos sobre mulheres e homens que inspiraram as principais histórias e personagens do enredo.

O roteiro, com um total de 238 quilómetros rodoviários e oito pedestres, também "convida" a conhecer aspetos biográficos relacionados com a estadia de Saramago na localidade de Lavre, concelho de Montemor-o-Novo, em 1976, com o objetivo de se documentar para escrever a obra, que se tornou "o seu primeiro grande romance".

O primeiro percurso do roteiro, 'Os levantados deste chão - A repressão da ditadura no Alentejo', foca-se entre 1933 e 1974, e "aborda os momentos mais violentos da obra, como as prisões, as torturas e os assassinatos do regime ditatorial [da época] sobre o povo alentejano".

Este percurso passa por vários sítios de Lisboa, como o Museu do Aljube - Resistência e Liberdade, e de Montemor-o-Novo, como o Posto da GNR, para onde a personagem Germano Vidigal foi levada e acaba por morrer em 1945, "vítima de um cruel e bárbaro assassinato levado a cabo por dois agentes da PIDE", a polícia política da ditadura.

O segundo percurso, 'A resistência: João Mau-Tempo e a luta do proletariado agrícola alentejano', vai desde os primeiros anos até à década de 70 do século XX, e convida a acompanhar algumas fases daquela luta contada por Saramago a partir da personagem João Mau-Tempo.

Este percurso passa por vários sítios dos concelhos de Évora, como a Praça de Touros desta cidade, onde João Mau-Tempo assistiu a um comício anticomunistra em 1937, e de Montemor-o-Novo, como São Geraldo, referida na obra a propósito de um encontro clandestino de trabalhadores rurais e militantes do PCP que decorreu nas proximidades desta aldeia.

O terceiro percurso, 'José Saramago em Monte Lavre', convida o viajante a refazer os principais caminhos do escritor durante a sua estadia em Lavre e outras visitas que fez pelo concelho de Montemor-o-Novo, em 1976.

Este percurso passa por sítios como a Cooperativa de Consumo Vento de Leste, onde Saramago dormiu, e a casa da família Besuga, onde comia.

Através dos três percursos, é possível "juntar os elementos necessários" para que o roteiro "cumpra a função de narrar a obra ao leitor-viajante", lê-se no guia.

Segundo a Câmara de Montemor-o-Novo, trata-se de um projeto "inovador no mercado de turismo literário em Portugal", e que visa valorizar "a identidade local enquanto fator diferenciador de modelos de visitação das regiões", e promover os agentes económicos locais.

A partir de "uma obra literária marcante para Montemor-o-Novo", o município criou o roteiro para valorizar "algumas das partes mais relevantes" da história e da vida e garantir uma "maior atratividade turística" do concelho, explica a presidente do município, Hortênsia Menino.

Segundo a autarca, o roteiro também visa "valorizar e difundir o património deixado" por Saramago na obra, e "dar expressão significativa à necessária preservação da memória da identidade do povo português e da sua história de resistência luta".

A apresentação do roteiro e o lançamento do respetivo guia, iniciativas que marcam o arranque das comemorações dos 40 anos da publicação de 'Levantado do Chão' e do 6.º Encontro de Leitores de Saramago, vão decorrer na sexta-feira, a partir das 18h00, na Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo.

No sábado, dia em que se assinalam exatamente os 40 anos da publicação da obra, em 22 de fevereiro de 1980, será inaugurado o roteiro, com a realização de um dos percursos, em Montemor-o-Novo, a partir das 9h00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório