Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Exposição mostra como 8 fotógrafos da Madeira viram o 20 de fevereiro

Uma exposição composta por 32 fotografias que mostram as imagens registadas por oito fotógrafos madeirenses da aluvião do 20 de fevereiro de 2010 foi hoje inaugurada no Mercado dos Lavradores, no Funchal.

Exposição mostra como 8 fotógrafos da Madeira viram o 20 de fevereiro
Notícias ao Minuto

21:34 - 19/02/20 por Lusa

Cultura Fotografia

As imagens mostram como os oito fotógrafos viram e viveram as consequências daquela catástrofe que há dez anos fez 47 mortos, quatro desaparecidos, centenas de desalojados e prejuízos materiais avaliados em 1.080 milhões de euros.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal do Funchal, tendo o presidente da autarquia, Miguel Silva Gouveia, explicado os objetivos da exposição: "Tem o intuito de preservar a memória da tragédia provocada por causas naturais e a forma solidária de como todos nos conseguimos reerguer numa sensibilidade que só quem assistiu na linha da frente nos pode mostrar".

"É uma exposição que nos toca a todos do ponto de vista emocional, fazia todo o sentido trazê-la para aqui, uma das praças mais icónicas da Cidade do Funchal como é o Mercado dos Lavradores, também assolado pelo 20 de fevereiro", uma vez que fica numa das zonas mais afetadas pela aluvião, salientou.

Miguel Silva Gouveia destacou que as fotografias expostas "são carregadas daquilo que foi a tristeza vivida na tragédia, mas também permite olhar para estes 10 anos passados com uma perspetiva positiva, que elucida a capacidade de reerguer sem perder nunca a consciência de que é preciso manter a todo o instante a presença da cultura de segurança que começa em cada um".

Ainda enfatizou que "além de homenagear todos os que de forma direta ou indireta foram vitimizados, neste marco de 10 anos importa manter presente na memória que é da responsabilidade de todos".

O responsável autárquico complementou que, "por um lado, serve para preventivamente evitar que sejamos mais suscetíveis ao risco e, por outro lado , termos os instrumentos para que, em caso de necessidade nos conseguirmos superar rapidamente".

A exposição vai estar patente até dia 29 de fevereiro no terraço do Mercado dos Lavradores, o mesmo local onde se encontra uma instalação artística em memória de todas as vítimas da aluvião.

A mostra é composta por imagens de Duarte Gomes, Élvio Fernandes, Gregório Cunha, Hélder Santos, Joana Sousa, João Homem de Gouveia, Mário Pereira e Rui Silva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório