Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Antigo recluso passou por "processo terapêutico" ao produzir 'For Life'

O antigo recluso Isaac Wright Jr., condenado a prisão perpétua por um crime que não cometeu, disse à Lusa que passou por um "processo terapêutico" ao contar a história real na série 'For Life'.

Antigo recluso passou por "processo terapêutico" ao produzir 'For Life'
Notícias ao Minuto

12:30 - 19/02/20 por Lusa

Cultura For Life

"Pela primeira vez estava por trás da câmara a ver o meu sofrimento. Houve períodos emocionais e foi muito terapêutico. Fiz uma descarga da bagagem", considerou Isaac Wright Jr. numa apresentação, em Nova Iorque, da série 'For Life' ('Para a vida', em tradução livre) que se estreia no AXN em Portugal a 27 de fevereiro.

Isaac Wright Jr., retratado como Aaron Wallace na série, era um empreendedor de 29 anos, casado e pai de uma criança, que foi falsamente acusado de ser o "cérebro" de uma das maiores redes de tráfico de droga em Nova Iorque e Nova Jérsia em 1991.

As falsas acusações resultaram numa sentença de prisão perpétua e um acréscimo de 72 anos de prisão, por diversos crimes de narcotráfico.

Depois de ter estudado o sistema judicial dentro da cela de prisão e ter defendido em tribunal 20 casos de prisioneiros como advogado, Isaac Wright Jr., fez a sua própria defesa em tribunal e ganhou a liberdade em 1996, com a confissão de um dos detetives responsáveis pela falsa acusação.

Passados quase 30 anos depois de ser condenado, Isaac Wright Jr. quis contar a história numa produção televisiva e as filmagens do episódio piloto numa cela de prisão, com o ator Nicolas Pinnock a representar a personagem, foram "um processo terapêutico".

"Pela primeira vez pude ver-me a mim próprio como uma terceira pessoa e ver-me a passar por esse sofrimento. Nunca tinha conseguido ver-me assim, estive sempre ocupado a tentar libertar-me, proteger outras pessoas do sistema e a tentar voltar à minha família", disse o advogado, que ganhou a licença para exercer em 2007 e só foi admitido à Ordem de Advogados da Nova Jérsia, nos Estados Unidos, em 2017, depois de nove anos a ser investigado por uma comissão da Ordem.

Isaac Wright Jr. contou que as filmagens na prisão, que começaram em 2019, marcaram o seu primeiro regresso a uma cela desde que foi libertado em 1996.

"Entrei na cela e foi engraçado quando as portas fecharam. Há um barulho distinto do metal quando se tranca e quase perdi o controlo, tive de sair e ver só de fora", contou Isaac Wright Jr..

O coprodutor da série Doug Robinson também recordou o momento em que o antigo recluso abriu os braços dentro da cela para medir o espaço.

A cela usada nas filmagens da série é maior do que Isaac Wright Jr. teve direito, que antigamente não tinha espaço para abrir os braços e nem tinha uma sanita, mas "só um buraco na parede".

A série baseada na história real de Isaac Wright Jr., retratado como Aaron Wallace, é coproduzida por Curtis Jackson, conhecido como 50 Cent, Doug Robinson e Hank Steinberg.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório