Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

'Tio Tomás' de Regina Pessoa nomeado para prémios canadianos

A curta-metragem de animação 'Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias', da realizadora portuguesa Regina Pessoa, foi nomeada para os prémios da Academia Canadiana de Cinema e Televisão, estando também nomeados os lusodescendentes Nelson Ferreira e Pedro Pires.

'Tio Tomás' de Regina Pessoa nomeado para prémios canadianos
Notícias ao Minuto

16:26 - 18/02/20 por Lusa

Cultura Filme

'Tio Tomás', uma coprodução entre Portugal, França e Canadá, é nomeado para melhor curta-metragem de animação, a par de 'Docking', de Trevor Anderson, 'Giant Bear', de Neil Christopher, Daniel Gies e Emily Paige, 'Pinch', de Diego Maclean, e 'Shannon Amen', de Chris Dainty.

Na categoria de melhor fotografia em documentário, surge o lusodescendente Pedro Pires, nascido em França filho de pais portugueses e crescido no Quebeque, pelo filme 'Alexandre Le Fou', que também está nomeado para melhor longa-metragem documental.

Já Nelson Ferreira, nomeado pela primeira vez para um Óscar com 'A forma da água' em 2018, surge com Dashen Naidoo, J. R. Fountain e Dustin Harris, indicado para melhor edição de som, com o filme 'Run This Town', de Ricky Tollman, estando também na equipa nomeada para a mesma categoria com 'Lucky Day'.

Multipremiado nos últimos meses, 'Tio Tomás' venceu o galardão de melhor curta-metragem nos prémios Annie, os chamados "Óscares" da animação, no final de janeiro.

Desde a estreia, em junho do ano passado, na Croácia, 'Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias' foi já distinguido no festival de cinema de Annecy, em França, com o prémio especial do júri, no festival Animamundi, no Brasil, nos Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, e em Chicago, nos Estados Unidos.

Os prémios canadianos do cinema e televisão vão ser entregues em Toronto, no dia 29 de março.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório