Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Revelados os jurados das semifinais do Festival da Canção 2020

A RTP revelou esta terça-feira os jurados das semifinais do Festival da Canção 2020, cuja final - marcada para 7 de março - decorre em Elvas.

Revelados os jurados das semifinais do Festival da Canção 2020
Notícias ao Minuto

17:48 - 18/02/20 por Silvia Abreu

Cultura Festival da Canção

Anabela, Capicua, Conan Osiris, Héber Marques, Isilda Sanches, Miguel e Rui Miguel Abreu são as sete personalidades que vão avaliar as canções das semifinais da edição de 2020.

Dos sete elementos, cinco participaram em edições passadas do festival. Anabela, Conan Osíris e Miguel Ângelo - em 1985 -, no papel de intérpretes e Capicua, Héber Marques e Miguel Ângelo - na segunda vez - como compositores.

A radialista da Antena3, Isilda Sanches, "em tempos escreveu sobre música em várias publicações", explica a RTP. Já o jornalista Rui Miguel Abreu "escreve regularmente sobre música".

Votação repartida "entre o público e o júri"

As votações da semifinal vão decorrer no esquema 50/50. "O peso do voto será repartido entre o público e o júri escolhido pela RTP. Na final, as votações do júri serão associadas a 7 regiões diferenciadas, incluindo Portugal Continental e Ilhas", explica a estação pública,em comunicado.

No caso de um empate, as regras são claras. "Nas semifinais passa o tema escolhido pelo júri, enquanto na final a canção que tiver sido mais votada pelo público será a vencedora. "Nem tudo é igual e este ano a revelação dos resultados das semifinais será diferente.

"À semelhança do que acontece no Festival da Eurovisão, vamos manter o suspense no ar durante as semifinais e revelar apenas as 4 canções mais votadas e que ficam apuradas para a final, sem revelar as pontuações individuais", explica a RTP, referindo que as pontuações obtidas pelas canções serão divulgadas depois da grande final na página do site oficial do festival.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório