Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Está de regresso o espetáculo com "o melhor improviso do universo"

A 9.ª edição do Espontâneo decorre de 27 de fevereiro a 1 de março.

Notícias ao Minuto

19:38 - 13/02/20 por Filipa Matias Pereira

Cultura Espontâneo

Está de regresso o Espontâneo, "um festival de referência, fora e dentro da Europa e o único em Portugal a dar ao público o melhor improviso do universo". De 27 de fevereiro a 1 de março, o espetáculo regressa ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval

O Notícias ao Minuto falou com Marco Graça, diretor artístico, que apresenta o leque de convidados desta 9.ª edição do Espontâneo

A 9.ª edição do Espontâneo traz consigo um cartaz de luxo. Quem marcará presença no evento?
Este é, sem dúvida, um dos melhores elencos internacionais de sempre do Espontâneo, não só porque apresenta convidados internacionais de excelência, como tem também uma forte presença de espectáculos em língua portuguesa. 

O destaque vai para a companhia colombiana Arkham Lab, dirigida por um dos pais da improvisação na América Latina, o mestre Gigio Giraldo, para os norte americanos Broadway´s Next Hit Musical e o seu inacreditável musical da Broadway completamente Improvisado e para os brasileiros Márcio Ballas e Marco Gonçalves, que trazem consigo dois espectáculos absolutamente surpreendentes e aclamados pelo público brasileiro.

Quem cria em palco está sempre em vertigem, porque nada é planeado e tudo acontece no calor do momento

Quais os principais desafios para os comediantes num espetáculo de improviso?

O desafio é partilhado não só por quem está em palco, mas também pelo público. Ambos estão a assistir à criação, no momento, de uma peça teatral. Quem cria em palco está sempre em vertigem, porque nada é planeado e tudo acontece no calor do momento. Essa mesma vertigem é também partilhada pelo público, que é parte integrante do que está ser feito. Essa é a razão pela qual os espetáculos de improviso são muito mais do que uma simples ida ao teatro, são uma experiência única, na qual nenhum dos presentes tem um papel passivo.

É, sem dúvida, um dos melhores espetáculos de comédia criado nos últimos anos

O que traz Márcio Ballas ao público português?

O Márcio Ballas traz consigo o seu espectáculo a solo 'Bagagem'. O Espontâneo teve a honra, em 2018, de ter sido o espaço que acolheu a estreia absoluta desta incursão a solo do Márcio. Desde lá este espectáculo tem estado em cena em São Paulo e, em 2019, foi reconhecido com o prémio 'Melhor Espectáculo de Teatro', pelo Festival Risadarias, um dos mais importantes festivais de comédia do Brasil.

'Bagagem'  relata as origens de Márcio Ballas e como a sua família, que fugia da guerra no Egipto, acabou por ir viver para a cidade de São Paulo. Apesar de o espectáculo ter uma estrutura com texto escrito e encenado, grande parte do mesmo é completamente improvisado e é, sem dúvida, um dos melhores espetáculos de comédia criado nos últimos anos. 

E Marco Gonçalves?

O Marco Gonçalves virá acompanhado do actor Caio Juliano, para juntos apresentarem o recém estreado, 'Montenegro e Iguassú'. Longe do registo habitual, Marco Gonçalves irá guiar o público numa viagem, na qual se reflete sobre o conceito de fronteiras, sobre cor da pele e sobre outras temáticas que estão na ordem do dia. Um espectáculo sem dúvida transgressivo, mas como não podia deixar de ser, sempre pontuado com humor e ironia. Esta será a primeira vez que este 'Montenegro e Iguassú' se apresenta em palcos portugueses, como tal promete uma experiência imperdível.

Espontâneo tornou-se um festival de referência, fora e dentro da Europa e é o único em Portugal a dar ao público o melhor improviso do universo

Qual o feedback da organização quanto às edições anteriores deste espetáculo?

O Espontâneo tem sido responsável por ter trazido a Portugal alguns dos maiores nomes da improvisação mundial. Quando este projeto começou, em 2011, o panorama nacional no que diz respeito à improvisação era bastante diferente do atual, o público desconhecia quase por completo o conceito e as infinitas possibilidades da improvisação. 

Passados nove anos, acreditamos que o Espontâneo deu um forte contributo para o reconhecimento desta arte em Portugal e fora dele. O Espontâneo tornou-se um festival de referência, fora e dentro da Europa e é o único em Portugal a dar ao público o melhor improviso do universo. Só podemos estar felizes com tudo aquilo que este festival já conseguiu atingir até hoje, mas como dizemos sempre, o melhor ainda está para vir!

Percorra a galeria e veja os artistas convidados desta edição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório