Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

ICA atribui 600 mil euros para próximo filme de Luís Filipe Rocha

O realizador português Luís Filipe Rocha prepara a adaptação para cinema do romance 'O teu rosto será o último', de João Ricardo Pedro, e contará com 600 mil euros de apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

ICA atribui 600 mil euros para próximo filme de Luís Filipe Rocha
Notícias ao Minuto

14:30 - 30/01/20 por Lusa

Cultura Cinema

De acordo com deliberação da direção do ICA, do dia 22, a verba será atribuída no âmbito do concurso de apoio complementar, de 2019, à produção de longas-metragens de ficção e documentário.

À agência Lusa, Luís Filipe Rocha explicou hoje que o projeto, com produção da Ukbar Filmes, está ainda na fase de montagem financeira, com procura de coproduções internacionais, estando ainda por definir elenco e data de rodagem.

Além da realização, Luís Filipe Rocha assina o argumento a partir do romance de estreia de João Ricardo Pedro, distinguido com o Prémio Leya 2011.

"A história que o romance conta é fascinante", referiu Luís Filipe Rocha, justificando que a narrativa acompanhar três fases da vida de uma personagem - Duarte, um "menino-prodígio" -, da infância à idade adulta, e aborda "um tema mais profundo sobre o destino artístico de alguém".

O romance toca ainda em vários momentos da história recente de Portugal, incluindo o período da guerra colonial e da revolução de Abril de 1974.

Os mais recentes filmes de Luís Filipe Rocha, 72 anos, são a ficção 'Cinzento e negro' (2015) e o documentário 'Rosas de Ermera' (2017).

Ao concurso de apoio complementar de 2019 candidataram-se os projetos 'A cidade e as serras', de Francisco Manso, 'As filhas do enforcado', de João Canijo, 'Onde é que ela vai', de Teresa Villaverde, e 'Vindima', de Luís Galvão Teles.

Do plano de concursos de apoio financeiro de 2019, o apoio à exibição em circuitos alternativos, de 200 mil euros, será repartido em partes iguais por vinte estruturas culturais, na maioria cineclubes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório