Sindicato de atores fixa normas para evitar assédio em cenas de sexo

Estas diretrizes devem regular os membros das equipas que supervisionam cenas de sexo e de nudez.

Notícia

© iStock

Filipa Matias Pereira
30/01/2020 10:00 ‧ 30/01/2020 por Filipa Matias Pereira

Cultura

cinema

Numa altura em que o assédio sexual continua a dar que falar, o sindicato que representa os atores e artistas de televisão nos EUA veio a público, emitindo uma série de normas e diretrizes pelas quais se devem regular os membros das equipas que supervisionam cenas de sexo e de nudez.

A iniciativa é da Screen Actors Guild - Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio (SAG-AFTRA) e pretende, deste modo, auxiliar produtores e atores a desenvolver cenas "sexualmente sensíveis".

A organização sugere que sejam levadas a cabo reuniões de pré-produção "com produtores, diretores e escritores para estabelecer os graus exatos de nudez". Com os atores, estas reuniões devem ser individuais para que se consiga aferir "com clareza" o grau de consentimento.

Gabrielle Carteris, presidente do sindicato citada pela Fox News, indica que estes "protocolos e diretrizes ajudarão a normalizar e incentivar o uso de coordenadores de intimidade nas produções, garantindo a segurança". David White, diretor executivo nacional do sindicato, reforça ainda que as diretrizes "abordam diretamente o problema do assédio sexual nos 'sets'".

Amanda Blumenthal, fundadora da Associação dos Profissionais da Intimidade, também deu o seu contributo para este projeto e, em comunicado, vincou que esta iniciativa "encontra o equilíbrio certo entre descrever as funções e responsabilidades dos coordenadores de intimidade, enquanto permite flexibilidade do 'show-to-show'".

Esta medida "é a mais recente de várias ações da SAG-AFTRA durante a era #MeToo, na tentativa de combater o assédio sexual e outras condutas sexuais direcionadas a atores". Refira-se ainda a adoção, em 2018, de um código de conduta onde se prevê que audições e reuniões profissionais similares não devem ser realizadas em quartos de hotel.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas