Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Novo coro Coimbra Vocal estreia-se com concerto na cidade em fevereiro

O Coro Coimbra Vocal, recentemente formado, no âmbito da Associação Pautas e Reflexos, apresentará o concerto de estreia no dia 08 de fevereiro, no Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, às 21:30, foi hoje anunciado.

Novo coro Coimbra Vocal estreia-se com concerto na cidade em fevereiro
Notícias ao Minuto

16:43 - 29/01/20 por Lusa

Cultura Coimbra

"Constituído por um grupo de coralistas amadores, com experiência em vários coros da cidade", o Coimbra Vocal tem direção artística de "quatro reconhecidos profissionais da música e do canto": Isilda Margarida, Rodrigo Carvalho, Carla Pais e Raquel Resende.

A Pautas e Reflexos foi fundada em 11 de setembro de 2019 e a sua "principal motivação foi a de criar um grupo vocal versátil que pudesse interpretar um repertório eclético, no sentido de contribuir para a educação para a arte, para a captação de novos públicos e servisse de estímulo à criação artística", afirma uma nota da associação enviada hoje à agência Lusa.

Além de "levar a música coral a um público cada vez mais alargado", o novo grupo vocal assume como missão apresentar "obras corais ainda não estreadas em Portugal, bem como explorar as fronteiras entre música coral, outras formas musicais e mesmo outras formas de expressão artística".

No primeiro ano de atividades, o Coimbra Vocal apresentará diversos concertos em Coimbra e noutras localidades do país, prevendo também a Associação Pautas e Reflexos a realização de "projetos participativos abertos a todos os coralistas que [neles] desejem participar".

No concerto inaugural, o Coimbra Vocal divulgará música de dois compositores contemporâneos, que têm vindo a "dedicar-se em especial à composição de obras sacras e de índole espiritual para coro e orquestra".

Na primeira parte do espetáculo, o público será convidado a "uma meditação poética e musical sobre o sofrimento humano e a sua possível redenção", através de duas canções de Morten Lauridsen, interpretadas pelo barítono Rodrigo Carvalho, e baseadas em poemas de Dana Giogia e James Agee.

Na segunda parte, o Coimbra Vocal e a soprano Carla Pais, acompanhados por ensemble instrumental e dirigidos pela maestrina Isilda Margarida, interpretarão o 'magnificat' do compositor norueguês Kim André Arnesen - "sendo este, por definição, um hino litúrgico de esperança que celebra a maternidade e a renovação trazida pelo nascimento de um novo ser", refere a associação.

Os bilhetes para o espetáculo de estreia do Coimbra Vocal (10 euros), estão à venda na bilheteira on-line BOL, adianta a Associação Pautas e Reflexos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório