Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Capital da Cultura 2012 fez de Guimarães um "oásis" em época de crise

Guimarães teve em 2012 um dos "maiores desafios" da sua história ao ser Capital Europeia da Cultura, tornando-se "um oásis" em época de crise com um peso de 85 milhões de euros para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Capital da Cultura 2012 fez de Guimarães um "oásis" em época de crise
Notícias ao Minuto

09:05 - 29/01/20 por Lusa

Cultura Capital Europeia da Cultura

A história do "ano de exceção" para a chamada cidade-berço começou em 2006, quando a então ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, anunciou que Guimarães era a eleita pelo Governo para ser Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2012.

Começava assim um percurso "por vezes atribulado", mas que culminaria num "enorme sucesso e exemplo" que colocou "Portugal no mapa da Cultura na Europa".

A cidade minhota foi a terceira a hastear a bandeira portuguesa com o titulo de CEC, depois de Lisboa, em 1994, e do Porto em 2001, sendo que o título voltará a Portugal novamente em 2027.

"Depois da classificação do Centro Histórico pela UNESCO como Património da Humanidade, tendo em conta todo o movimento associativo que sabíamos ter e a autoconfiança que construímos, sabíamos que Guimarães 2012 seria um ano de exceção. E assim foi", lembrou à Lusa a vereadora da Cultura à data, Francisca Abreu.

O caminho "nem sempre foi fácil", admitiu a responsável, "mas analisando com a devida distância também foram essas dificuldades que levaram a ganhar a capacidade de superar tudo o que era esperado".

Guimarães 2012 teve dificuldades logo com a equipa e modelo de gestão escolhidos para liderar o projeto.

A opção recaiu sobre a criação de uma Fundação inicialmente liderada por Cristina Azevedo, que acabou por sair em rutura com a estrutura, depois das críticas das associações da cidade, que achavam que estavam a ser postas de lado, pelos atrasos nos fundos comunitários e pela dificuldade em "desenhar uma linha de orientação" que agregasse a cidade e os vimaranenses.

"Tu fazes parte" foi o lema final da CEC 2012 que "uniu" cidade, associações cívicas, instituições e a população em torno do projeto, já sob a égide de João Serra, que substituiu Cristina Azevedo na presidência da Fundação Cidade de Guimarães.

"Da possibilidade de um fracasso passámos ao sucesso inquestionável", salientou Francisca Abreu.

Para a responsável, "o balanço de 2012 não se pode fazer só por números e indicadores económicos, vai muito além disso e perdura no tempo".

Ainda assim, o balanço numérico foi feito pela Universidade do Minho, em 2013, e, "contas feitas", Guimarães 2012 teve um peso no PIB de 85 milhões de euros: " Valor excelente que reflete o sucesso financeiro, mas que não reflete todo sucesso do evento", lembrou à data João Serra.

Segundo o referido relatório, em receitas fiscais, a CEC2012 atingiu os 30,8 milhões de euros, mais três milhões de euros do que o que Estado investiu no evento, "pelo que não houve prejuízo" para o erário público.

O turismo e o comércio foram as "duas grandes áreas" beneficiadas pelo evento: "Numa época em que Portugal vivia uma crise económica profunda, sob assistência financeira, Guimarães foi uma espécie de oásis. Cresceram lojas, negócios, aumentou o turismo", enumerou Francisca Abreu.

Os números corroboram: Em 2012, os turistas em Guimarães gastaram mais 12,38 milhões de euros do que em 2011, as dormidas na cidade aumentaram 43% e houve um aumento do volume de negócios na ordem dos 80%, além de terem sido criados mais de 2.100 empregos.

A inauguração da CEC Guimarães 2012 foi em 21 de janeiro de 2012 e o encerramento em 23 de dezembro do mesmo ano. Pelo meio, foram realizadas mais de mil atividades nas áreas da música, teatro, dança, arquitetura, cinema e fotografia, além de cinco espetáculos "apoteóticos" dos La Fura del Baus.

"A Capital acabou, mas ficou a cultura", lembrou a ex-vereadora.

Portugal acolhe novamente em 2027, juntamente com uma cidade da Letónia, a Capital Europeia da Cultura.

Aveiro, Leiria, Faro, Viana do Castelo, Coimbra, Évora, Braga, Guarda e Oeiras já anunciaram que vão apresentar uma candidatura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório