Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Eminem defende letra controversa sobre ataque terrorista em Manchester

Em 2017, um bombista suicida fez-se explodir à saída de um concerto da cantora Ariana Grande, matando 22 pessoas.

Eminem defende letra controversa sobre ataque terrorista em Manchester
Notícias ao Minuto

08:45 - 24/01/20 por Sara Gouveia

Cultura Música

O rapper Eminem defendeu a letra controversa da música ‘Unaccommodating’ do seu novo álbum 'Music to Be Murdered By', depois de ter sido criticado por ter mencionado os ataques terroristas de 2017 em Manchester. O artista norte-americano pode ouvir-se a dizer: "I'm contemplating yelling 'bombs away' on the game/Like I'm outside of an Ariana Grande concert waiting" ("Estou a contemplar gritar 'aí vêm bombas'/ Como se estivesse à espera no exterior de um concerto da Ariana Grande", em tradução livre). 

A esse pedaço da música segue-se o som de uma explosão. 

A música caiu mal na cidade do Reino Unido e junto das famílias das vítimas do ataque, que matou 22 pessoas, depois de um bombista suicida se ter feito explodir à saída de um concerto da cantora Ariana Grande, em 2017. O próprio autarca de Manchester, Andy Burnham, criticou a letra considerando ser "desnecessariamente dolorosa e profundamente desrespeitosa".

Num comunicado, emitido na quinta-feira, refere o Independent, o rapper ofereceu uma explicação, considerando que o álbum - lançado de surpresa na passada sexta-feira, dia 17 - não é para pessoas "sensíveis" ou para "quem se ofende facilmente".

"No mundo maravilhoso que temos, o homicídio tornou-se tão banal que somos uma sociedade obcecada e fascinada com isso. Por isso pensei porque não aligeirar a coisa e usá-la sobre beats? Por isso antes de precipitarem, por favor deixem-me explicar", escreveu. "

O músico continua: "Este álbum não foi feito para os mais sensíveis. Se se ofendem facilmente ou se enerva com os gritos de um homicídio sangrento, isto poderá não ser a coleção para si. Foram feitas determinadas seleções para chocar consciências, o que pode causar uma ação positiva. Infelizmente, a escuridão abateu-se mesmo sobre nós".

"Por isso percebem que o homicídio neste caso não é sempre literal, nem agradável. Estas linhas são só para os mais fortes. As vítimas deste álbum que descansem em paz. Os restantes, por favor oiçam melhor", rematou.

'Unaccommodating' é a primeira música do 11º álbum do rapper. Em contraste com esta música surge o primeiro single do álbum 'Darkness', onde o rapper apela a alterações às leis de controlo de armas nos Estados Unidos. ‘Music to Be Murdered By’ conta com colaborações de Ed SheeranSkylar Grey, Royce Da 5’9’’, Anderson.Paak e Juice WRLD, um rapper de 21 anos que morreu no passado mês de dezembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório