Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Álbum de Filipe Sambado faz 'Revezo' à vida social e sai sexta-feira

O músico português Filipe Sambado edita na sexta-feira 'Revezo', álbum no qual recorre à música tradicional para cantar sobre a ideia de casa, lar e família, enquanto compensação da vida laboral e social, contou à Lusa.

Álbum de Filipe Sambado faz 'Revezo' à vida social e sai sexta-feira
Notícias ao Minuto

11:10 - 23/01/20 por Lusa

Cultura Música

"O disco tem uma temática que lhe é mais ou menos transversal e fala bastante sobre a ideia de casa e de lar e de família, enquanto compensação para aquilo que é a vida no trabalho, socialmente, etc.", disse Filipe Sambado à Lusa, sobre 'Revezo', álbum que sucede a 'Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo', editado em 2018.

Quando chegou à fase dos arranjos, Filipe Sambado começou a pensar "de que forma é que a ideia de música tradicional poderia ajudar a elevar as canções do disco, jogando com as ideias de família e tradição", e dessa maneira "criar alguma linguagem nova", pelo menos para ele.

'Revezo' é composto por dez temas, dois dos quais já foram divulgados: 'A Joia da Rotina' (single de apresentação do álbum) e 'Gerbera Amarela do Sul' (tema com que Filipe Sambado concorre ao Festival da Canção deste ano).

De acordo com o músico, "com um cruzamento entre as duas já se pode perceber, mais ou menos, a aproximação do disco".

Em 'Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo', uma das temáticas abordadas era a expressão de género, que em "Revezo" se mantém apenas na forma como o músico se apresenta.

"De certa forma essa temática esteve no meu disco anterior, por necessidade de falar sobre ela, mas não é uma coisa que esteja muito ligada a este disco. A minha expressão visualmente pode continuar a aproximar-se disso, mas em termos de temática o disco não pega por aí, de todo", afirmou, partilhando que agora se sente "mais calmo em relação a isso, mais tranquilo".

Para Filipe Sambado, "esses desabafos já fizeram o seu efeito, já foram terapêuticos o suficiente para avançar noutro sentido também".

O músico já tem agendadas várias datas para a apresentação de 'Revezo' ao vivo: 31 de janeiro, em Leiria (Texas Bar), 1 de fevereiro, em Águeda (Centro de Artes de Águeda), 7 de fevereiro, em Torres Vedras (Bang Avenue), 14 de fevereiro, no Porto (Hard Club), e 28 de fevereiro, em Vila Nova de Santo André.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório