Meteorologia

  • 17 FEVEREIRO 2020
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Edição

Coleções de arte da Gulbenkian vão ser exibidas na Madeira

Coleções de arte da Fundação Calouste Gulbenkian vão ser exibidas na Região Autónoma da Madeira, na sequência de um acordo entre o parlamento regional e a instituição, que inclui também a realização de concertos.

Coleções de arte da Gulbenkian vão ser exibidas na Madeira
Notícias ao Minuto

13:09 - 18/01/20 por Lusa

Cultura Gulbenkian

"Esta é uma colaboração de extrema importância, porque é dar a ver aos madeirenses um conjunto de manifestações culturais a que muitas vezes não estamos habituados, porque esses eventos não chegam à Região Autónoma da Madeira", refere o presidente do parlamento madeirense, José Manuel Rodrigues, num comunicado divulgado hoje.

O "acordo princípio" foi alcançado esta semana, em Lisboa, numa reunião com a presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, e o administrador executivo, Guilherme d'Oliveira Martins, estando previsto para breve a assinatura de um protocolo.

"A ideia é levar um conjunto de exposições de artes plásticas de alta qualidade da Fundação à Madeira, por via da Assembleia Legislativa e com exposição no Salão Nobre", explica José Manuel Rodrigues, lembrando que a iniciativa "Gulbenkian Itinerante" já partilha a programação artística com várias localidades do país, sendo esta a primeira vez que o "riquíssimo acervo" vai ser exibido na região.

O presidente do parlamento regional sublinha, por outro lado, que os madeirenses têm uma "dívida de gratidão" com a Fundação Calouste Gulbenkian, porque as suas bibliotecas itinerantes ajudaram "a formar muitas gerações".

"Este projeto 'Gulbenkian Itinerante' volta assim a ser um ponto central, também, nas relações entre a região e a Fundação", refere José Manuel Rodrigues, indicando que, como contrapartida, a Assembleia Legislativa se predispõe a levar à Fundação "alguns eventos de qualidade" que possa realizar no futuro.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório