Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Círculo Artur Bual inicia comemorações dos 20 anos em Aljustrel

O Círculo Artístico e Cultural Artur Bual vai iniciar as comemorações dos seus 20 anos, no sábado, na vila alentejana de Aljustrel, com a inauguração de uma exposição coletiva composta por obras de 27 artistas.

Círculo Artur Bual inicia comemorações dos 20 anos em Aljustrel
Notícias ao Minuto

16:30 - 16/01/20 por Lusa

Cultura Artur Bual

Segundo a Câmara de Aljustrel, no distrito de Beja, a exposição, comissariada pelo artista Rui Brás, vai ser inaugurada no sábado às 16:00 e ficará patente o público até ao dia 8 de fevereiro, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural da vila.

A exposição reúne 33 obras de pintura, escultura e fotografia de 27 artistas, sendo 24 portugueses e três estrangeiros, mas todos a viverem em Portugal, entre sócios do círculo e convidados, adiantou hoje à agência Lusa o presidente do Círculo Artístico e Cultural Artur Bual, Eduardo Nascimento.

"Trata-se do que mais 'novo' - se é possível falarmos de novo em arte - em Portugal se produz, com diversidade e espontaneidades, com técnica milenar, mas também com simplicidade e aproximação ao ingénuo e ao povo adulto que somos", refere Carlos Arinto, da direção do círculo, na carta de apresentação da exposição.

Segundo Eduardo Nascimento, vários dos 27 artistas vão estar em Aljustrel no sábado para poderem apreciar património arquitetónico, artístico e mineiro da vila, participarem na inauguração da exposição e pintarem uma tela, que depois será oferecida ao município.

A Câmara de Aljustrel refere que a exposição é a primeira parceria entre o círculo e o município, que "ambiciona" poder acolher também uma exposição de obras do "reconhecido e destacado" pintor, escultor e ceramista português Artur Bual, que nasceu em Lisboa, em 1926, e morreu na Amadora, em 1999.

A autarquia vai promover, às quartas-feiras e mediante marcação prévia, visitas guiadas à exposição, das 9h30 às 12h30 para o público escolar e das 14h30 às 16h30 para o público geral.

De acordo com Eduardo Nascimento, além da exposição em Aljustrel, as comemorações dos 20 anos do Círculo Artístico e Cultural Artur Bual, com sede na Amadora, vão incluir várias iniciativas culturais ao longo deste ano em vários pontos do país, como exposições, palestras e conferências sobre arte.

As comemorações vão incluir também a inauguração do novo espaço do círculo, prevista para maio, e a 10.ª edição da Feira de Arte contemporânea, promovida pelo círculo, em setembro, na Amadora, indicou Eduardo Nascimento.

O círculo, que foi criado em 2000, em honra da memória de Artur Bual, é uma associação sem fins lucrativos aberta a todos os que queiram participar num projeto cultural na área das artes plásticas, da literatura, da música e em visitas guiadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório