Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Realizadoras subvalorizadas cujos filmes deve definitivamente ver

#OscarsSoMale, de novo…

Notícias ao Minuto

12:09 - 26/01/20 por Notícias Ao Minuto

Cultura Hollywood

Como a repetida ausência de realizadoras nos Óscares deixa tão dolorosamente clara, a igualdade de género continua a ser uma questão importante em Hollywood. De acordo com um estudo anual da Iniciativa Annenberg pela Inclusão da Universidade do Sul da Califórnia, as mulheres representaram apenas 10,6% dos realizadores dos maiores filmes de 2019, o que é, infelizmente, uma enorme melhoria em relação aos 4,5% que realizaram os 100 melhores filmes de 2018.

A falta de apoio às realizadoras é constantemente reforçada pela falta de reconhecimento. O relatório também avaliou o género dos realizadores nomeados ao longo de 13 anos para os quatro principais prémios de cinematografia (Globos de Ouro, Associação de Realizadores da América, Óscares e Critics' Choice) e constatou que, de um total de 273 nomeações de realizadores, 94,9% foram para homens, e apenas 5,1% foram para mulheres.

Embora as poucas realizadoras conhecidas como Sofia Coppola consigam gerar muito interesse, existem tantas outras mulheres de mérito a fazer filmes relevantes e interessantes que são artisticamente desafiantes, maravilhosamente desconcertantes e esteticamente apelativos. Clique para ver quais são algumas das melhores realizadoras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório