Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Coimbra recorda Miguel Torga quando passam 25 anos sobre a sua morte

O município de Coimbra vai assinalar os 25 anos da morte do escritor Miguel Torga, a partir de sexta-feira, com várias iniciativas que incluem declamação de poesia, visitas guiadas, uma exposição e sessão evocativa, foi hoje anunciado.

Coimbra recorda Miguel Torga quando passam 25 anos sobre a sua morte
Notícias ao Minuto

18:53 - 14/01/20 por Lusa

Cultura Miguel Torga

De acordo com um comunicado hoje enviado à agência Lusa, na sexta-feira, dia em que passam 25 anos da morte do escritor, o programa inclui, a partir das 17:00, na Casa-Museu Miguel Torga, a inauguração da exposição 'Miguel Torga e José Régio na relação com a [revista] Presença', uma sessão evocativa, e a apresentação do Livro de Escrita 'Quem quiser conhecer-me, leia-me'.

O mesmo espaço acolhe, de seguida, uma conferência com as intervenções de Guilherme d'Oliveira Martins, antigo presidente do Centro Nacional de Cultura, e do professor António Pedro Pita e, às 18:30, o recital 'declAMAR Poesia', que, segundo a autarquia, é "dinamizado por um coletivo de cinco leitores (...) que dedicam esta sessão exclusivamente ao poeta transmontano", nascido em 1907, em São Martinho de Anta, distrito de Vila Real.

O programa de homenagem tem por objetivo "recordar a vida e a obra do médico e poeta Adolfo Correia da Rocha, conhecido pelo pseudónimo Miguel Torga, um dos maiores escritores da literatura portuguesa, que elegeu Coimbra para viver", assinala a Câmara Municipal.

Inclui, no mesmo dia, entre as 14:00 e as 20:00, diversas sessões de declamação de poesia de Miguel Torga, a cargo do grupo de teatro Bonifrates, no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, "dirigidas a pacientes internados e às suas famílias", iniciativa que se repete a 4 de fevereiro.

Ainda na sexta-feira, 17 de janeiro (data da morte do escritor, em 1995, aos 87 anos), realiza-se o 'Roteiro Torga', "que prevê a visita guiada a espaços associados ao percurso estudantil, intelectual e profissional de Miguel Torga e à Casa-Museu Miguel Torga", proposta gratuita que se repete no sábado e em 25 de janeiro.

Ainda na sexta-feira, a sucessão de evocações termina com o concerto 'Viagem a um Reino Maravilhoso', pelo grupo Lavoisier, às 22:00, no Salão Brazil.

A homenagem ao médico, poeta e escritor inclui também três sessões de cinema, com entrada livre, na Casa-Museu Miguel Torga, em colaboração com o Fila K Cineclube: no sábado, às 18:00 será exibido o documentário 'Eu, Miguel Torga', realizado por João Roque, enquanto no dia 25 de janeiro será a vez de 'A Terra Antes do Céu', de João Botelho, "um encontro de artistas, reunidos para celebrar a genialidade de Miguel Torga", e 'Bichos', documentário da série 'Grandes Livros', produzido pela Companhia das Ideias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório