Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Estátua de Vhils em Esposende homenageia mulheres dos pescadores

Uma escultura de homenagem às mulheres dos pescadores assinada por Alexandre Farto "Vhils" vai ser inaugurada em 24 de janeiro na zona ribeirinha de Esposende, distrito de Braga, anunciou hoje o presidente da Câmara.

Estátua de Vhils em Esposende homenageia mulheres dos pescadores
Notícias ao Minuto

20:38 - 10/01/20 por Lusa

Cultura Vhils

Benjamim Pereira disse à Lusa que hoje mesmo começou a ser instalada a parede, com três metros de altura e sete de comprimento, em que Vhils vai esculpir a estátua.

O artista deverá começar a obra em finais da próxima semana.

"Trata-se de uma homenagem aos pescadores, mas através da figura das mulheres que ficam em terra", explicou Benjamim Pereira.

A escultura vai nascer no âmbito do projeto "Esposende SmartCity".

Anteriormente, já foram edificadas, na zona ribeirinha da cidade, outras duas esculturas, uma assinada por Pedro Tudela e Miguel Carvalhais e a outra pelo alemão Volker Schnüttgen.

O projeto Esposende SmartCity apoia-se nos pilares Sustentabilidade, Território, Pessoas e Arte, contemplando a implementação de um plano de atividades pedagógicas que têm como ponto de partida a transformação do território, através de soluções multidisciplinares.

Alia, assim, a inteligência urbana e ambiental à criação artística original, implementada no espaço público.

O autarca de Esposende destacou a aposta no pilar "arte", que visa dotar a cidade de "cartazes turísticos capazes de atrair visitantes".

"Queremos que cada vez mais gente coloque Esposende nos seus roteiros e estas estátuas em espaço público, assinadas por nomes como Vhils, são, sem dúvida, excelentes fatores de atração de visitantes", referiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório