Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Festival Itinerante de Percussão entre sexta e segunda-feira em Évora

Um concerto com estreias de três septetos, recitais e master classes vão marcar o programa do 2.º Festival Itinerante de Percussão, entre sexta e segunda-feira, no Teatro Garcia de Resende, em Évora, no Alentejo.

Festival Itinerante de Percussão entre sexta e segunda-feira em Évora
Notícias ao Minuto

16:00 - 26/12/19 por Lusa

Cultura Évora

"Pelo segundo ano consecutivo, contrariando a ideia de rivalidade entre escolas, percussionistas das sete instituições de ensino superior portuguesas em que é ministrado curso de percussão reúnem-se num evento inédito, colocando a música em primeiro plano", refere a organizadora do festival, a associação cultural Arte no Tempo.

Trata-se de percussionistas professores e alunos das universidades de Aveiro, de Évora e do Minho, das escolas superiores de Artes do Espetáculo, de Música de Lisboa e de Artes Aplicadas e da Academia Nacional Superior de Orquestra.

Segundo a associação, durante o festival, três jovens percussionistas vão criar três septetos constituídos por alunos das sete escolas e cada septeto irá preparar uma obra de um compositor e sob a orientação de um professor diferente.

Trata-se de obras dos compositores Pedro Berardinelli, Christopher Bochmann e Luís Carvalho.

Os três septetos irão depois apresentar as obras preparadas em estreia no concerto final do festival, na segunda-feira, a partir das 20h00, na sala principal do Teatro Garcia de Resende.

O festival vai incluir também três recitais, entre sexta-feira e domingo, um por dia, a partir das 20h00, no salão nobre do Teatro Garcia de Resende, para um total de sete professores das escolas poderem mostrar o seu trabalho a solo.

Pedro Silva, Nuno Aroso e Mário Teixeira vão atuar no primeiro recital, na sexta-feira, Jeffery Davis e André Dias no segundo, no sábado, e Eduardo Lopes e Miquel Bernat no terceiro e último recital, no domingo.

Entre sexta e segunda-feira, também no Teatro Garcia de Resende, quatro professores vão orientar master classes abertas a alunos das sete escolas e também do ensino secundário.

Trata-se de master classes de vibrafone por Jeffery Davis, na sexta-feira, de tímpanos por Mário Teixeira, no sábado, de marimba por André Dias, no domingo, e de caixa por Pedro Silva, na segunda-feira.

Segundo a Arte no Tempo, através das ofertas do festival, "juntam-se três grupos distintos de percussionistas: os profissionais que orientam o trabalho, os alunos do ensino superior que se preparam para a vida profissional e os alunos do ensino secundário que procuram uma orientação para a prossecução dos estudos no ensino superior".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório