Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Festival de Ano Novo de Vila Real arranca com 'Poema Geológico'

O Festival de Ano Novo (FAN) arranca no dia 28, em Vila Real, com a estreia nacional do espetáculo 'Poema Geológico', um projeto que visa divulgar a música de compositores da região, anunciou hoje o Teatro Municipal.

Festival de Ano Novo de Vila Real arranca com 'Poema Geológico'
Notícias ao Minuto

10:54 - 16/12/19 por Lusa

Cultura Ano Novo

De acordo com o Teatro de Vila Real, o FAN decorre entre o dia 28 de dezembro e 1 de fevereiro, inclui nove espetáculos e tem como mote a música clássica "da tradição à contemporaneidade".

O projeto 'Poema Geológico' é um espetáculo produzido por encomenda do Teatro Municipal para divulgar a música de compositores contemporâneos da região, tendo resultado na criação do primeiro ensemble de música erudita contemporânea de Trás-os-Montes, o Oniros Ensemble.

A produção assenta em obras do compositor Fábio Videira e evoca o património imaterial da região através de uma componente de vídeo e luz.

'Poema Geológico' evoca um dos mais conhecidos poemas do escritor Miguel Torga.

Posteriormente, o Oniros Ensemble irá dedicar-se a um repertório contemporâneo e à música de compositores com origens na região.

Segundo o teatro, nesta edição do FAN, os 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven vão ser assinalados em três momentos.

O primeiro surge numa das três peças que compõem o programa da Companhia Nacional de Bailado dedicada ao coreógrafo Hans van Manen, um nome que, para a organização, é "incontornável da história da dança".

A 'Sonata para Piano n.º 29, opus 106', de Beethoven, é a base musical da coreografia 'Adagio Hammerklavier', um dos clássicos do século XX.

Num outro momento, o projeto Musicamera dedica um programa a este compositor, intitulado 'Beethoven e a sua Época', onde será interpretado o 'Septeto em mi b M, op. 20'.

Por fim, a pianista luso-suíça Leonor Dill passará também pela obra de Beethoven num recital em que incluirá ainda peças de Mendelssohn, Schumann, Debussy e Ravel.

A Banda Sinfónica Transmontana, que estreou na edição do ano passado do FAN, regressa este ano ao festival com três obras de compositores contemporâneos: Toshio Mashima, John Mackey e Joseph Horovitz.

A vertente contemporânea do festival inclui concertos de três pianistas de diferentes nacionalidades: a francesa Christine Ott, a espanhola Marta Cascales Alimbau e o inglês Simeon Walker.

O concerto de Simeon Walker decorrerá no Club de Vila Real, no âmbito de uma parceria do Teatro de Vila Real com aquele espaço, localizado no centro histórico da cidade.

Para o público mais novo o FAN agendou a ópera infantil 'A Rolha da Garrafa do Rei D'Aonde?', uma criação que inclui música de Prokofiev, Shostakovitch, Tchaikovsky e outros.

Este espetáculo é antecedido por uma míni residência artística para crianças, orientada pela companhia Ópera Isto, sob o mote 'Quer Quer Entrar Numa Ópera?'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório