Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Património musical da Marinha Grande registado em disco "histórico"

O património musical da Marinha Grande, no distrito de Leiria, está registado pela primeira vez num disco que é lançado no domingo e que é considerado pela presidente da autarquia "um momento histórico".

Património musical da Marinha Grande registado em disco "histórico"
Notícias ao Minuto

17:49 - 14/12/19 por Lusa

Cultura Leiria

Intitulado 'Palco de memórias', o trabalho recupera a música do espetáculo de teatro homónimo, apresentado em 2014 no Teatro Stephens, retratando a história da Marinha Grande.

A partir desse texto e encenação, ambos da autoria de Norberto Barroca, foi criado um CD e também um livro "para que a memória de Guilherme Stephens e a história da Marinha Grande não sejam esquecidas", avança a presidente da autarquia, Cidália Ferreira, que fala de "um momento histórico para o concelho".

Os temas que constam no disco não estavam transcritos para partitura e corriam o risco de desaparecer, sublinha Tiago Ferreira, que assumiu a direção musical do projeto.

O músico gravou e transcreveu as músicas que o encenador Norberto Barroca tinha na memória - e que cantou para este trabalho. O antigo ator, hoje com 82 anos, frequentou desde muito novo as revistas que eram apresentadas no Teatro Stephens. "Ele acompanhava uma tia a esses espetáculos. Muitas das músicas apresentadas são recuperadas e são dessas revistas dos anos 40/50", explica a autarca.

As letras falam da história da Marinha Grande e, por isso, acrescenta Tiago Ferreira, "é um trabalho importantíssimo, porque é a música da região da Marinha Grande e que as pessoas mais antigas conheciam. Agora há um registo e um documento que fica para sempre".

Musicalmente, o disco é composto por marchas, fados e até uma rumba e uma valsa, que descrevem, além da história, as personagens e práticas laborais da população da Marinha Grande.

O lançamento do disco e livro 'Palco de Memórias' é um dos momentos do encerramento das comemorações dos 250 anos da chegada dos Stephens à Marinha Grande e do 21.º Aniversário do Museu do Vidro, que acontecem no domingo, a partir das 15:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório