Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

'Skin' vence melhor filme do festival Sound&Image de Macau

'Skin' ('Pele') conquistou hoje o prémio melhor filme da 10.ª edição do festival internacional Sound&Image Challenge, cuja cerimónia de entrega de prémios decorreu no teatro D. Pedro V, em Macau.

'Skin' vence melhor filme do festival Sound&Image de Macau
Notícias ao Minuto

17:35 - 10/12/19 por Lusa

Cultura Cinema

Do israelita Guy Nattiv, que arrebatou o prémio de melhor realizador, 'Skin' conquistou ainda as categorias de melhor edição, para Yuval Orr, e de melhor sonoplastia, para Ronen Nagel, disse à Lusa a coordenadora do Centro de Indústrias Criativas-Creative Macau, Lúcia Lemos.

Primeira obra norte-americana de Nattiv, 'Skin' estreou-se no festival de cinema de Toronto de 2018 e foi distinguido com o prémio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci). A estreia europeia aconteceu já este ano no festival internacional de cinema de Berlim.

O prémio para a melhor cinematografia distinguiu Anastasia Vorotniuk por 'A son like others' ('No Limiar do Pensamento'), realizado pelo português António Sequeira, uma das 112 curtas-metragens em competição no festival.

A 'curta' 'Fears' do espanhol Germán Sancho conquistou os prémios de melhor música, para Luis Hernaiz, e de melhores efeitos visuais, para Victor Bernardos.

O prémio de melhor documentário foi entregue a 'The Dam' ('A Barragem'), da polaca Natalia Koniarz, enquanto 'La Noria', do espanhol Carlos Baena, conquistou o prémio de melhor animação.

O júri distinguiu ainda 'Weightlifter' ('Halterofilista'), do ucraniano Dmytro Sukholytkyy-Sobchuk, com o prémio de melhor ficção.

O prémio de melhor filme local foi atribuído à obra de ficção 'GDP - Grandma's Dangerous Project' ('O projeto perigoso das avós', numa tradução livre), da realizadora de Macau Peeko Sio Nga Wong. Já a animação 'The Lightouse' ('O farol'), de Jay Pui Weng Sei, conquistou o prémio Identidade Cultural de Macau.

A obra 'Today Artist, Tonight Taxist' ('De dia artista, de noite taxista'), de Dumitru Grosei, da Moldávia, venceu a categoria Escolha do Público, indicou a organização.

Na competição Volume, na qual foram apresentados oito vídeos musicais, o grande vencedor foi 'Indigo', das realizadoras de Macau Lolita Ribeiro e Elisa Chan, ao conquistar os prémios de melhor vídeo musical e de melhores efeitos visuais.

O prémio de melhor canção foi para 'Boooom', de Jarvis Mo, de acordo com a organização.

Entre 03 de dezembro e hoje foram exibidas, no histórico teatro D. Pedro V, 194 produções audiovisuais, incluindo uma retrospetiva dos vencedores de 2010 a 2018 e oito filmes fora de concurso realizados por mulheres do Sri Lanka, disse Lúcia Lemos.

'Foi a primeira vez que fizemos uma curadoria assente em realizadoras mulheres', acrescentou.

Portugal esteve representado na competição em três categorias: ficção, 'No limiar do pensamento', de António Sequeira, 'Califórnia', de Nuno Baltazar; documentário, 'A ver o Mar', de Ana Oliveira e André Puertas; e animação, 'Purpleboy', de Alexandre Siqueira.

A programação incluiu ainda filmes convidados da Dinamarca, Guiné-Bissau, Lituânia, Macau, Suécia e Ucrânia, e três 'masterclasses' em ficção e animação sobre técnicas de realização, produção e efeitos visuais.

Lançado em 2010, pelo Creative Macau e pelo Instituto de Estudos Europeus de Macau, como um pequeno concurso audiovisual, a iniciativa expandiu-se pelos cinco continentes e, em 2015, evoluiu para um festival de curtas-metragens, mantendo o objetivo de motivar a participação de produções fílmicas e vídeos musicais locais e internacionais, a competir em Macau.

'Dada a dimensão e internacionalização do festival, no próximo ano teremos um novo, Macau International Short Film Festival, e um novo logotipo', afirmou Lúcia Lemos.

Entre 2010 e 2018, esta iniciativa já premiou 77 filmes e vídeos musicais, dos quais, 35 de Macau. Os premiados são de Portugal, China, Dinamarca, Bélgica, Alemanha, Brasil, França, Índia, Suécia, Espanha, Irão, Polónia, Chile, Paquistão e Suíça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório