Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Obras da coleção de arte Norlinda e José Lima expostas em Castelo Branco

Uma centena de obras da coleção privada de arte contemporânea Norlinda e José Lima vão estar em exposição, a partir de sábado, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB), anunciou hoje a Câmara de Castelo Branco.

Obras da coleção de arte Norlinda e José Lima expostas em Castelo Branco
Notícias ao Minuto

13:54 - 10/12/19 por Lusa

Cultura Exposição

A exposição 'Sonho Europeu: Obras da Coleção Norlinda e José Lima', é inaugurada no sábado e vai estar patente ao público no CCCCB até ao dia 05 de abril de 2020, seguindo-se um segundo período, entre o dia 25 de abril e 05 de setembro.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município de Castelo Branco explica que o comissário da exposição é Miguel Amado, diretor do Centro Irlandês de Gravura Cork Printmakers e colaborador habitual da coleção Norlinda e José Lima.

'Sonho Europeu' reúne uma seleção de obras da Coleção Norlinda e José Lima, em depósito no Centro de Arte Oliva, em S. João da Madeira.

"A exposição inclui cerca de 100 obras de artistas portugueses e internacionais, nomeadamente de países como a Espanha, a França, a Alemanha e os Estados Unidos da América; regiões como a América do Sul e continentes como África, particularmente países de expressão portuguesa", lê-se na nota.

De entre os artistas participantes, destacam-se Anna Moreno, Bindu Mehra, Dan Graham, Elmgreen & Dragset, Leon Golub, Lizette Chirrime, Joaquim Rodrigo, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, Karel Appel, Malangatana, Marianne Keating e Rigo 23.

A coleção Norlinda e José Lima, iniciada na década de 1980, pelo empresário José Lima, natural de Águeda e residente em S. João da Madeira, exemplifica as tendências da arte portuguesa e internacional entre o pós-II Guerra Mundial e a atualidade.

Atualmente, compreende cerca de 1.250 obras, realizadas por mais de 250 artistas numa variedade de estilos e técnicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório