Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Festival de Percussão de Évora com concertos e masterclasses

Três concertos, "masterclasses" e "workshops" integram a programação do II Festival Internacional de Percussão de Évora, que vai decorrer no Convento dos Remédios e no Teatro Garcia de Resende, de sexta-feira a domingo, foi hoje divulgado.

Festival de Percussão de Évora com concertos e masterclasses
Notícias ao Minuto

10:54 - 10/12/19 por Lusa

Cultura Percussão

O evento, promovido pela Associação e pelo Conservatório Regional de Évora "Eborae Mvsica", tem direção artística de Vasco Ramalho, sendo os orientadores/formadores Aldovino Munguambe, Javier Nandayapa, André Silva, Pedro Sousa e Zé Luis Siquenique, destacou a organização.

O concerto de abertura, às 21:30 de sexta-feira, no Convento dos Remédios, vai ser protagonizado pelo Al Marafado Trio, com Aldovino Munguambe como convidado especial.

No sábado à noite, no mesmo local e à mesma hora, é a vez de atuar Javier Nandayapa, num espetáculo que conta com participação especial de Rui Quintas e João Ramalho, explicou o "Eborae Mvsica".

O concerto de encerramento do festival está marcado para as 19:00 de domingo, no Teatro Garcia de Resende, envolvendo "todos os participantes", indicou a organização.

Quanto às "masterclasses" e "workshops" que fazem parte do programa do II Festival Internacional de Percussão de Évora, "têm como objetivos contribuir para o desenvolvimento técnico e artístico dos formandos" e a partilha de "experiências individuais e coletivas".

A promoção e valorização do "trabalho desenvolvido pelos formandos" é outro dos fins destas componentes do evento, que visam ainda "motivar o progresso na aprendizagem" e proporcionar o contacto e o trabalho "com grandes nomes do panorama musical nacional e internacional", acrescentaram os organizadores.

O diretor artístico do certame estudou na Escola Profissional de Música de Évora e na Universidade de Évora, onde se licenciou em percussão, em 2005, frequentando depois, entre 2006 e 2008, uma pós-graduação em marimba solista no Royal Conservatory Antwerp, na Bélgica.

Já participou em cursos e festivais internacionais e, em 2017, lançou o seu primeiro CD, 'Vasco Ramalho -- Essências de Marimba, Fados & Choros'. É também membro do Duo Gurimbadu, com o guitarrista Eudoro Grade, projeto que já atuou em vários países.

O II Festival Internacional de Percussão de Évora é financiado pelos ministérios da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, e da Educação, sendo ainda apoiado pela Câmara de Évora e pelo Centro Dramático de Évora (Cendrev).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório