Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Primeira edição de 'Os Lusíadas' está no Texas

Um dos raros exemplares da primeira edição de ‘Os Lusíadas’ encontra-se na Universidade do Texas, conta o Público. A obra está no cofre de um centro de investigação e a sua leitura só pode ser feita respeitando várias normas de segurança.

Primeira edição de 'Os Lusíadas' está no Texas
Notícias ao Minuto

14:10 - 27/11/13 por Notícias Ao Minuto

Cultura Luís de Camões

Se quiser ler um exemplar da primeira edição da mítica obra ‘Os Lusíadas’, de Luís de Camões, com comentários escritos à mão, pode fazê-lo no centro de investigação Harry Ransom da Universidade do Texas, conta o Público.

Esta é uma das 34 obras impressas em 1572, em Lisboa, que se encontram espalhadas por três Continentes, e acredita-se que tenha pertencido ao escritor português, facto que levou a que fosse chamada “de Camões”.

Para ler este raro exemplar, o utilizador tem avisar o Centro Harry Ransom com 24 horas de antecedência, já que a obra está guardada no cofre, criar uma conta de investigação no site e de assistir a um vídeo de 10 minutos que explica como os livros devem ser manuseados. Tudo feito com o máximo rigor e cuidado, de forma a preservar a manutenção da rara obra.

Segundo contou ao Público o curador de livros raros do Harry Ransom Center, Richard W. Oram, este livro raramente é requisitado, mas tem sido de extrema utilidade para produção académica mundial sobre a obra de Camões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório