Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Metropolitana confirma saída de António Mega Ferreira no final do ano

O diretor executivo da Associação Música, Educação e Cultura (AMEC), António Mega Ferreira, vai cessar funções naquela entidade, responsável pela gestão da Orquestra Metropolitana de Lisboa, no dia 31 de dezembro, anunciou hoje a AMEC.

Metropolitana confirma saída de António Mega Ferreira no final do ano
Notícias ao Minuto

14:02 - 06/12/19 por Lusa

Cultura António Mega Ferreira

Em comunicado, divulgado um dia depois da notícia de que o antigo secretário de Estado da Cultura Miguel Honrado iria sair do cargo que ocupava na administração da Fundação Centro Cultural de Belém para substituir Mega Ferreira na AMEC, a associação assinala que a "renúncia que vai apresentar refere o facto de ter cumprido este ano 70 anos de idade".

Assim, Mega Ferreira diz, no mesmo comunicado, que a idade "aconselha a que dê lugar a um novo detentor do cargo, com outra disponibilidade física e, porventura, com novas ideias e novas soluções, capaz de enfrentar os desafios que se avizinham".

A AMEC recorda que vai ter lugar, no próximo dia 17, uma assembleia-geral para formalmente designar um novo diretor executivo.

Na quinta-feira à noite, foi confirmado à Lusa por fonte do Ministério da Cultura que o ex-secretário de Estado da Cultura Miguel Honrado, nomeado, em março, vogal da administração do Centro Cultural de Belém, iria deixar o cargo no final do ano.

A notícia foi avançada pelo jornal Público, dando conta da saída do gestor cultural que foi presidente do Conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II até 2016, e anteriormente presidente da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa.

Contactada pela agência Lusa, fonte do Ministério da Cultura indicou que Miguel Honrado "transmitiu à ministra da Cultura, Graça Fonseca, que irá renunciar ao mandato no final do ano".

Em declarações ao Público, Miguel Honrado justificou: "Não me revejo na orientação do projeto do CCB", e confirmou que assumirá a liderança na Orquestra Metropolitana de Lisboa, sem dar mais esclarecimentos.

Além da Orquestra Metropolitana de Lisboa, a AMEC gere a Orquestra Académica Metropolitana, a Academia Nacional Superior de Orquestra, o Conservatório de Música da Metropolitana e a Escola Profissional Metropolitana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório