Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Guia vai reunir projetos de arquitetura Aires Mateus em Portugal

Os projetos dos arquitetos Manuel e Francisco Aires Mateus construídos em Portugal vão estar reunidos num guia da editora portuguesa A+A Books que será lançado em 12 de dezembro, no Torreão Poente da Praça do Comércio, em Lisboa.

Guia vai reunir projetos de arquitetura Aires Mateus em Portugal
Notícias ao Minuto

22:13 - 05/12/19 por Lusa

Cultura Arquitetura

'Guia de Arquitetura Aires Mateus - Projetos Construídos Portugal' é o título da obra dedicada aos dois irmãos, inserido na coleção de dedicada aos projetos construídos no país, que já contemplou os arquitetos Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura e Carrilho da Graça.

A obra, em edição bilingue (português e inglês), com coordenação editorial de Maria Melo e Michel Toussaint, pesquisa e produção de Luís Filipe Fernandes, será lançada com a apresentação de uma instalação em vídeo intitulada "A Forma da Sombra Aires Mateus", por Nuno Cera.

O guia procura "estabelecer uma relação entre as obras finalizadas, a partir de imagens e desenhos cedidos pelos arquitetos, e a visão atual do artista plástico Nuno Cera", segundo uma nota da editora.

"Neste livro torna-se evidente a pertinência de uma obra que se estende pelo tempo, pelo território, e que ilustra a evolução do processo e pesquisa dos arquitetos Aires Mateus, atualmente entre os mais internacionais e relevantes da arquitetura portuguesa contemporânea", acrescenta.

Inclui ainda textos da arquiteta Marta Sequeira, que situam as obras selecionadas, e um texto de análise do arquiteto Michel Toussaint, onde enquadra o percurso de Manuel e Francisco Aires Mateus até ao presente.

O ateliê Aires Mateus, fez parte da lista dos 40 pré-selecionados para o Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia Mies van der Rohe 2017, com o projeto da Sede da EDP em Lisboa.

Manuel e Francisco Aires Mateus participaram, em 2016, na 15.ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza, tendo também sido selecionados para a Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, no Brasil.

Em 2015, o ateliê Aires Mateus venceu o concurso internacional para criar dois museus em Lausanne, na Suíça: o Museu de Design e Arte Contemporânea (Mudac), e o Museu da Fotografia de Elysée.

Em 2014, a dupla de arquitetos venceu o concurso internacional para criar a Faculdade de Arquitetura de Tournai, na Bélgica, um projeto que envolve o centro histórico daquela cidade.

Os irmãos Francisco e Manuel Aires Mateus nasceram em Lisboa, em 1964 e 1963, e formaram-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.

Manuel Aires Mateus foi distinguido em 2017 com o Prémio Pessoa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório